Confira a programação dos Museus Ibram para 18ª SNM

publicado: 17/05/2020 17h32,
última modificação: 19/05/2020 16h33

De 18 a 24 de maio, museus e instituições culturais de todos o país comemoram a 18ª Semana Nacional de Museus (18ª SNM), evento anual em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Este ano o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão” norteará as atividades online planejadas. Confira a programação dos Museus Ibram:

No dia 18, estão previstos o lançamento dos novos sites institucionais do Museu do Diamante (MG) e do Museu Imperial (RJ). Já o Museu Casa Histórica de Alcântara (MA) e o Museu Casa da Hera (RJ) também lançarão os seus acervos online por meio da plataforma Tainacan, nos dias 18 e 19, respectivamente.

Além do novo site, o Museu do Diamante apresentará uma exposição virtual do seu acervo, em formato audiovisual, conectando objetos da exposição de longa duração às questões de diversidade e inclusão, e publicará informativos sobre a história dos museus e o seu desenvolvimento ao longo dos séculos.

O Museu Lasar Segall (SP) apresentará a mostra virtual de álbum de litografias “Trinta anos do Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segal”. No dia 18, o público também poderá conhecer o museu a partir das leituras online sobre as ações educativas e ter acesso ao audioguia do Museu.

O Museu Regional de São João del-Rei (MG) fará um ciclo de debates online nos dias 18 e 20, com transmissão ao vivo às 19h, sobre o tema “Reflexões Sobre o Objeto Devocional em Museus”. Já Museu Victor Meirelles (SC) fará, de 19 a 22 de maio, publicações online de textos sobre seu acervo.

O Museu Nacional de Belas Artes (RJ) exibirá dois vídeos realizados por servidores do museu, nos dias 19 e 21, às 15h, e outro produzido pelo artista visual Alex Flemming, no dia 22 de maio, às 16h. O primeiro aborda o tema da pandemia, em diálogo com o acervo do MNBA, intitulado “Toda obra tem uma história: Laocoonte e seus filhos”. A outra produção, intitulada O Arquivo Histórico do MNBA de Portas Abertas, é uma oficina cultural que reflete sobre o isolamento social que estamos passando tendo como pano de fundo documentos históricos do Museu. Já o vídeo produzido por Alex Flemming fala sobre a sua obra e seu processo de criação.

No dia 21 de maio, o Museu Villa-Lobos (RJ) apresentará um concerto com o violinista Clayton Vetromilla e no dia 24 de lançará na plataforma Google Arts&Culture, a exposição virtual Native Brazilian Music: 80 anos, que conta o percurso da gravação de um dos discos mais icônicos da história da música brasileira. Lá também serão disponibilizadas 50 fotos do acervo do museu.

Entre as atividades programadas pelo Museu Casa dos Ottoni (MG), estão a divulgação de um vídeo institucional, exposições virtuais, um bate-papo no dia 21, às 19h e uma apresentação musical no dia 22, às 10h. Tudo isso transmitido pelo Facebook do Museu

O Museu Histórico Nacional (RJ) lançará o concurso “MHN em Libras”, que vai escolher o melhor sinal do nome do MHN na Língua Brasileira de Sinais. No dia 20, apresentará um vídeo em Libras com Leo Castilho, educador do MAM/SP (Libras, legenda e áudio em português), e no dia 22, às 15h, uma Live com a equipe do Núcleo de Educação do MHN sobre a coleção acessível.

O Museu da República (RJ) promoverá dois bate-papos nos dias 20 (às 18h) e 22 (às 17h) sobre o tema da 18ª SNM, além da exposição virtual do projeto Palavra Bordada e o lançamento virtual do Museu Urbano do Catete.

O Museu da Abolição (PE) promoverá no dia 21, uma Live com Kemla Baptista, do Caçando Estórias, para discutir sobre a importância da atividade de contação de histórias e da arte educação para a construção de uma educação antirracista. Já no dia 23 a convidada falará sobre a criação do mundo (Orun Ayiê) e outros mitos das tradições africanas bantu e nagô

O Museu das Bandeiras (GO) fará o lançamento da exposição virtual “O pecúlio como forma de conquista: A história escravagista não contada”. A exposição contará com uma visita virtual narrada pelos curadores e nos dias 23 e 24 ministrarão curso que faz parte do Programa de Formação do Museu das Bandeiras – Módulo I – A Diversidade nos Museus Brasileiros.

Já o Museu da Chácara do Céu (RJ) disponibilizará texto e imagens da série D. Quixote, como uma prévia do lançamento do livro “D. Quixote visto por dois artistas brasileiros Portinari e Drummond”, a ser publicado em outubro.

O Museu da Inconfidência (MG) vai inaugurar a exposição virtual Vivências No Inconfidência, em que serão expostos registros fotográficos de seus visitantes em sua passagem pelo Museu. Além disso, o público também terá acesso ao Banco de Projetos do Museu da Inconfidência, onde serão disponibilizadas ações de inclusão das artes visuais e temas relacionados à história de Minas Gerais.

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional, em Cabo Frio (RJ) dará início do “Projeto Educação para o Patrimônio no Mart”, por meio da aplicação de um questionário online, voltado opara professores do município.

Acesse o Guia da Programação da 18ª Semana Nacional de Museus e acompanhe a realização de outras atividades pelo nosso Facebook e Instagram.