Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico se reúne em Brasília

publicado: 16/10/2015 14h35,
última modificação: 16/10/2015 14h35

000conselhoO Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) reuniu-se nestas quarta e quinta-feira (14 e 15), na sede do instituto em Brasília. É a quarta reunião desta formação do Conselho.

Na pauta, a conjuntura política e seus impactos no Ibram, bem como apresentações de projetos em andamento no Instituto pelos seus departamentos. A Dra. Eliana Sartori, Procurada Chefe no Ibram, discorreu sobre possibilidades de parcerias e mecanismos que podem ser utilizados pelos museus para conseguirem recursos para projetos, destacando o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), como solicitado por conselheiros na reunião passada do Conselho.

O Presidente do Ibram, Dr. Carlos Roberto Brandão, informou que o Ibram está se planejando para enfrentar a realidade orçamentária prevista para os próximos períodos, prevendo revisões em contratos, objetivando economia de até 20%. O presidente do Instituto também reforçou o crescente papel do Ibram no cenário da cultura nacional e afirmou que o órgão já está institucionalizado e tem o reconhecimento do Ministério da Cultura. Os conselheiros membros da sociedade civil prepararam carta, entregue em mãos ao Ministro da Cultura, Juca Ferreira, pelo Presidente do Ibram, que reforça essa concepção.

Durante a reunião foram discutidos aspectos importantes da gestão do instituto, dos 29 museus sob sua administração e sobre os programas que o Ibram desenvolve nas diversas áreas que integram sua missão institucional.

Estiveram presentes os conselheiros Maria Célia T. Moura Santos, Andrey Schelee, Angela Gutierrez, Antônio Motta, Elisa Martinez, João Cândido Portinari, João Maurício Pinho, Maria Eugênia Saturni, Marcelo Mattos Araújo, Maria Ignez Mantovani Franco e Mariza Dias.