Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico se reúne em Brasília

publicado: 20/05/2015 14h17,
última modificação: 20/05/2015 17h11

IMG_5603O Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) reuniu-se nestas segunda e terça-feira (18 e 19), na sede do instituto em Brasília. É a terceira reunião desta formação do Conselho, sendo a primeira sob a presidência de Carlos Roberto Brandão.

Na pauta, o plano de gestão para o Ibram e situação atual do instituto; a discussão sobre a aplicação da Lei 12.840/13, sobre a destinação dos bens de valor cultural, artístico ou histórico aos museus; a revisão do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM); o Programa Pontos de Memória e os editais do Programa de Fomento do Ibram para 2015.

Após a apresentação dos membros e da nova equipe do Ibram, foram tratados assuntos diversos de interesse do Conselho. Dentre eles, a situação da Casa Daros, no Rio de Janeiro (RJ), que anunciou, na última semana, que encerrará suas atividades. Diante disso, os Conselheiros emitiram uma nota, que solicita que o imóvel seja cedido ao Ibram, para que seja dado prosseguimento a sua utilização para ações culturais.

Confira a nota na íntegra:
Reconhecendo a importância da Casa Daros para a cultura brasileira, o Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico sugere que a Fundação Daros, na impossibilidade de dar continuidade às suas atividades no Brasil, ceda o imóvel ao Ibram, de maneira a permitir o prosseguimento de sua utilização para ações culturais, em especial no reforço aos museus nacionais no Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre o Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do Ibram.

Texto e foto: Ascom/Ibram