Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico se reuniu na quarta-feira (24)

publicado: 25/03/2021 18h45,
última modificação: 25/03/2021 18h58

Na quarta-feira (24), o Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico (CCPM) se reuniu pela primeira vez após a sua nova composição.

Membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico em reunião online realizada em 24 de março de 2021

Entre os pontos tratados na reunião, estavam a revisão do Regimento Interno do CCPM; a destinação de bens culturais apreendidos pela Receita Federal; a Declaração de Interesse Público; o Acórdão nº 1243/2019-TCU-Plenário, que determinou a adoção de várias medidas para preservação do patrimônio museológico brasileiro; o Acordo de Cooperação Técnica entre o Ibram e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM).

Participaram da reunião os representantes do Conselho Internacional de Museu (ICOM), Renata Vieira Motta; do Conselho Federal de Museologia (COFEM), Maria Eugênia dos Santos T. Saturni; da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Luciano Silva; como representantes da Sociedade Civil, os senhores Eduardo Saron, Evaristo Martins de Azevedo, J.Peter Cohn, Marcelo Mattos Araújo e Max Perlingeiro, além dos membros da Diretoria Colegiada do Ibram e técnicos do Instituto.

As próximas reuniões do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico estão previstas para junho de outubro e 2021.