Corpus Christi nos museus de Minas

publicado: 21/06/2011 14h29,
última modificação: 21/06/2011 14h29

O feriado prolongado de Corpus Chiristi é uma boa oportunidade para conhecer ou revisitar os museus das cidades históricas de Minas: Ouro Preto, Mariana, Sabará, Diamantina e S. João del-Rei.

Em Ouro Preto, o Museu da Inconfidência apresenta na sexta-feira e no sábado o Cineclube em homenagem ao cineasta chinês Zhang Yimou (veja programação). As sessões, no Auditório do Museu da Inconfidência, são gratuitas e começam pontualmente às 19h. Sinopses, fotos e mais informações no blog www.cineclubemuseu.blogspot.com .

Também em Ouro Preto, o Museu do Oratório oferece aos visitantes uma apresentação do Quarteto Ouro Preto, que tocará obras de Bach, Vivaldi, Haydn, dentre outros. A programação integra a Série de Concertos no Museu do Oratório.

O Museu Regional de São João del-Rei não abrirá na quinta-feira (23), mas estará funcionando de sexta à domingo das 9h às 17h30 com as exposições “Biodiversidade no Campo das Vertentes – Libélulas, abelhas e outros insetos” e a de longa duração que apresenta panorama do traçado urbano e transformações artísticas no século XIX, além de cópias em gesso de peças do Aleijadinho, peças de mobiliário, equipamentos da era pré-industrial e de transporte, além da coleção de arte sacra.

O Museu do Diamante, em Diamantina, abrirá na quinta-feira de 9h as 12h , e o Museu do Ouro, em Sabará, não abrirá na quinta-feira, apenas na sexta, com programação normal.

Concerto Especial ao Órgão da Sé de Mariana

Em Mariana, a Catedral da Sé apresenta programação especial, com dois concertos no órgão da Sé. As apresentações serão no dia 24 (sexta-feira), às 11h30 e no dia 26 de junho (domingo), às 12h15, na Catedral da Sé em Mariana/MG. No repertório, obras de Charpentier, Albinoni, Bach/ Vivaldi, Purcell, dentre outros. Os ingressos são vendidos no local, a partir de R$ 18,00.