Cultura japonesa em destaque na Casa Cláudio de Souza em Petrópolis

publicado: 13/08/2014 16h37,
última modificação: 13/08/2014 16h40

Como parte da programação do Bunka Sai – Festival de Cultura Japonesa de Petrópolis, a Casa Cláudio de Souza, ligada ao Museu Imperial, recebe até o dia 16 de agosto, palestras, oficinas e workshops gratuitos que integram o evento. Os encontros, que têm entrada franca, abordarão desde a culinária e arte japonesas, até a história dos Mangás, os tradicionais quadrinhos do Japão.

Casa Cláudio de Souza recebe o evento pela terceira vez

A programação começou ontem (12), com demonstração e cursinho sobre comida japonesa, além da inauguração da exposição Alimentação é Cultura – que poderá ser visitada até o dia 16. Palestra e concurso de haikai (tradicional poema curto japonês) e apresentação de Violinos Imperiais do Centro de Suzuki marcaram ainda o primeiro dia de atividades.

Hoje (13), às 15h30, será realizado o primeiro workshop da Semana, sobre Como desenhar Mangás. O professor Douglas Nascimento ensinará o processo de criação, composição e estudo da anatomia dos personagens.

O segundo workshop acontece na quinta-feira (14), às 15h e será ministrado pelo professor José Carlos Seabra da Silva, que trabalhará com a arte dos Kirigamis (arte japonesa de cortar formas em papel). Às 17h, o historiador Nilson da Silva realizará palestra sobre Como Construir Roteiros para Quadrinhos. Encerrando a programação do dia, será realizada às 19h a palestra Alimentação e Esportes.

Mangá e Origami
Na sexta-feira (15) a Casa Claudio de Souza recebe a palestra A História do Mangá e Sua Influência no Mundo Ocidental, com o professor e historiador Alessandro de Carvalho, às 16h30. Encerrando a Semana, no dia 16 as professoras Kathia Yamamoto e Sheila Justen realizarão um Workshop de Origami, às 15h e, às 16h30, o Coral Cant’ Vox se apresenta, com a regência do Maestro Rafael Macedo.

Este é o terceiro ano consecutivo que a instituição recebe a Semana da Cultura do Japão. O titular da casa, o escritor e teatrólogo Cláudio de Souza, era um grande admirador do Japão e, em sua viagem ao país ficou tão encantado que narrou suas belezas no livro Impressões do Japão. Cláudio de Souza foi, ainda, fundador do Instituto Brasileiro de Cultura Japonesa.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, no centro de Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h.

Texto e foto: Divulgação Museu Imperial