O Museu Casa da Hera/Ibram, em Vassouras (RJ), com o intuito de valorizar a diversidade cultural do Vale do Café, na qual ele próprio se insere, e reconhecer sua importância como disseminador de saberes, inicia no mês de março o projeto Viva! Cultura Popular.
Através de oficinas educativas, envolvendo representantes das manifestações culturais tradicionais da região fluminense e escolas das redes pública e particular de ensino, o projeto se propõe a ampliar o diálogo e o intercâmbio entre os grupos. Todos os meses, dois desses grupos serão responsáveis por ministrar uma oficina para até 30 pessoas de uma escola ou instituição convidada. O projeto acontece sempre na terceira sexta-feira do mês.
Em março, o encontro acontece no dia 16, às 9h. Os grupos convidados são o Jongo Caxambu Renascer de Vassouras e o Abadá Capoeira, dois tradicionais parceiros das atividades do Museu.
O projeto se tornou viável graças a uma parceria entre o Museu Casa da Hera, a Prefeitura Municipal de Vassouras – através das Secretarias Municipais de Educação e de Turismo e Cultura – e os grupos representantes das diversas manifestações, tais como a Capoeira, a Caninha Verde, as Folias e muitos outros que também farão parte da ação.
Fonte: Divulgação Museu Casa da Hera