Curso de Estudos Avançados em Museologia inscreve até 20 de julho

publicado: 28/06/2018 17h21,
última modificação: 28/06/2018 17h58

Em sua 4ª edição, curso objetiva capacitar profissionais para o desenvolvimento de pesquisas e para a atuação em museus, universidades e instituições de pesquisa.
Em sua 4ª edição, curso objetiva capacitar profissionais para o desenvolvimento de pesquisas e para a atuação em museus, universidades e instituições de pesquisa, com ênfase na Museologia Social.

Estão abertas as inscrições para o IV Curso de Estudos Avançados em Museologia – CEAM, que acontecerá no período de 1º a 30 de agosto no Rio de Janeiro (RJ). Interessados podem fazer matrícula até 20 de julho.

O candidato deve possuir título de mestre ou estar matriculado em um curso de mestrado e deve, neste caso, apresentar carta de recomendação da instituição em que está matriculado, assinada pelo coordenador do programa de pós-graduação e do orientador.

Voltado para profissionais de museus e de instituições de memória, patrimônio e cultura, gestores culturais, professores, pesquisadores e profissionais das áreas das ciências, das artes e das tecnologias, o CEAM visa capacitar profissionais para o desenvolvimento de pesquisas e para a atuação em museus, universidades e instituições de pesquisa; desenvolver estudos e pesquisas no campo dos museus e das inter-relações entre memória, patrimônio e cultura, com atenção especial para o diálogo com a denominada Museologia Social ou Sociomuseologia. O curso terá aulas intensivas no horário das 9 às 18 horas, totalizando 180 horas/aula.

Parceria

A primeira turma do curso em nível de doutorado foi realizada no Museu Histórico Nacional (2008), seguida pela Universidade Federal da Bahia (2011) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015).

Este ano, o curso será realizado pelo Museu da República/Ibram em parceria com o Museu da Maré e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (ULHT), com o apoio da Cátedra Unesco “Educação, cidadania e diversidade cultural” da Museologia/ULHT, da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro (REMUS-RJ), da Associação Brasileira de Museologia (ABM), do Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM), do Museu Vivo de São Bento (MVSB), do Museu de Favela (MUF), do Museu das Remoções (MR) e do Museu Histórico Nacional (MHN).

Encaminhamento para o doutorado

Os certificados de conclusão do IV CEAM permitirão o aproveitamento integral de disciplinas para os estudantes portadores do grau de mestre prosseguirem seus estudos no Programa de Doutoramento em Museologia na ULHT, em Portugal.

O prosseguimento de estudos de doutoramento será efetuado nos termos do Regulamento Pedagógico da ULHT – Despacho Conjunto nº 5/2018, com pedido de dispensa de unidades curriculares correspondentes ao 1º ano do Doutoramento e inscrição no 2º e 3º ano do Ciclo de Estudos (Artigo 57º).

Para mais informações, acesse a página do curso.