Década do Patrimônio Museólogico deve ampliar intercâmbio Ibero-Americano

publicado: 01/06/2012 10h01,
última modificação: 01/06/2012 16h00

Foram abertas oficialmente, no dia 30 de maio, as comemorações da Década do Patrimônio Museológico (2012-2022). A cerimônia aconteceu no Museu Nacional de História Natural (MNHN) de Santiago do Chile com a participação de autoridades do campo museal Ibero-Americano e representantes de organismos internacionais. O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Jr., participou da abertura.

A logomarca das comemorações foi apresentada no MNHN do Chile

O evento celebra os 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile, cuja declaração final é considerada o grande marco da chamada Museologia Social, e tornou-se referência para as políticas públicas voltadas para o campo museal nos países ibero-americanos, contribuindo para o avanço do setor durante as últimas quatro décadas.

Reafirmar os princípios da Declaração da Mesa de Santiago do Chile de 1972, estimulando e fortalecendo a integração, cooperação e intercâmbio entre os países da Ibero-América no setor de museus, da cultura e nos demais âmbitos da sociedade, estão entre os principais objetivos da Década do Patrimônio Museológico.

Identidade visual
Durante a abertura dos atos comemorativos, foi apresentada a identidade visual da Década, cuja imagem foi selecionada por meio de concurso realizado em âmbito ibero-americano. A marca escolhida será utilizada em todos os eventos e documentos relacionados à Década, que culminará, em 2022, com o cinquentenário da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile.

As atividades serão realizadas em coordenação com o MINOM (Movimento Internacional para uma Nova Museologia), fórum internacional para a divulgação e o fortalecimento das novas tendências da museologia, vinculado ao Conselho Internacional de Museus (ICOM). Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação Ibermuseus