Representantes da Região da Grande São Pedro , Vitória – ES, vão realizar nesta terça-feira, 11 de maio, a partir das 19h, o seminário para apresentação do Ponto de Memória Museu de São Pedro, no espaço Movimento Comunitário do bairro São Pedro ( Av. quatro de setembro). A programação conta com um varal de fotografias e um vídeo que retratam a formação do bairro, debates sobre memória e museu e apresentação do grupo de reggae Cidreira.
Pautado na gestão participativa e no protagonismo comunitário, além de Vitória – ES , o Programa Pontos de Memória vem apoiando a consolidação de museus comunitários nas cidades de Belém- PA, Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Maceió – AL, Porto Alegre – RS, Recife – PE, Rio de Janeiro, Salvador – BA, São Paulo – SP.
A Grande São Pedro fica na Região Sete de Vitória-ES, abrangendo os bairros de São Pedro I, II, III, IV, Nova Palestina e Resistência e reunindo cerca de 60 mil habitantes. Próxima a uma região de mangue, é onde está localizada a Ilha das Caieiras, conhecida pelas desfiadeiras de siri e pela atividade da pesca. De acordo com o historiador e líder comunitário João Bispo, "o museu terá papel fundamental para registrar o crescimento acelarado da região, fortalecer a identidade dos moradores e se tornar em um ponto de dinamização de atividades culturais."
O Programa Pontos de Memória trabalha com o empoderamento social daqueles grupos que não tiveram a oportunidade de contar suas histórias e memórias através dos museus, incentivando a apropriação desse equipamento pelas comunidades, de forma que se sintam representadas. É resultado de parceria do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, com o Programa Mais Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura, com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania – Pronasci, do Ministério da Justiça e com a Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI.