Norfini e Rian em exposição no Museu Forte Defensor Perpétuo (RJ)

publicado: 20/03/2012 12h01,
última modificação: 20/03/2012 12h03

O Museu Forte Defensor Perpétuo/Ibram, localizado em Paraty (RJ), exibe, a partir de 20 de março, duas novas exposições: Imagens do Brasil: História de Todos Nós, com desenhos e aquarelas do artista italiano Alfredo Norfini; e A República no Traço de Rian, com caricaturas de Nair de Teffé, que assinava seus trabalhos como Rian.

A primeira é uma exposição itinerante produzida pelo Museu Histórico Nacional/Ibram em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), reunindo reproduções da coleção de aquarelas, desenhos a lápis e bico-de-pena de Alfredo Norfini (1867-1944), que percorreu cidades históricas brasileiras registrando a paisagem rural e urbana.

A exposição conta também com retábulos de madeira e instrumentos utilizados na talha e douramento dessas peças durante o Brasil Colônia, bem como mobiliário do período.

As obras de Norfini, que integram o acervo do MHN desde 1930, retratam o Brasil dos séculos XVII ao XIX. A maior parte delas focaliza Minas Gerais, revelando padrões de vida conhecidos e vividos em quase todo o país durante o ciclo colonial. A exposição pode ser vista até 10 de maio.

Nair de Teffé, conhecida artisticamente como Rian (Nair ao contrário), é considerada a primeira caricaturista mulher no Brasil e no mundo, segundo o historiador e crítico de arte mexicano Bernardo G. Barros, em publicação de 1916.

A exposição está dividida em dois segmentos: o traço político – retrato caricatural de personalidades ligadas à política (na imagem, Juscelino Kubitschek) – e o traço social, caricatura de costumes, que retrata personalidades, cenas e fatos da vida social. A exposição fica em cartaz até 4 de abril.

O Museu Forte Defensor Perpétuo funciona de terça a domingo, de 9h às 12h e de 13h às 17h no Centro Histórico de Paraty.

Divulgação: Museu Forte Defensor Perpétuo