A Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro (RJ), sedia, nos dias 28 e 29 de junho, seminário da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Promovido em parceria com a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o encontro traz como tema O deslocamento da Crítica de Arte: atualidade no Brasil.
A mesa de abertura do evento, que aconteceu na manhã de hoje, contou com a participação do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Jr.
“O campo da critica de arte é importante para a arte no brasil e, por consequência, para se pensar as politicas publicas de museus, pois estamos também intimamente ligados ao espaço da produção artística”, citou Nascimento Jr, lembrando que o Museu Nacional de Belas Artes/Ibram foi, por muitos anos, a Escola Nacional de Belas Artes.
As mesas de debate têm, entre outros temas, Os múltiplos papéis da crítica de arte no mundo contemporâneo, O cenário da crítica da arte no Brasil e Curadores, teóricos, críticos e artistas. Saiba mais.
Texto: Ascom/Ibram