Museus ligados à Secretaria de Cultura de São Paulo (SP) estão mobilizados esta semana em torno do Dia Internacional dos Direitos Humanos – comemorado no dia 10. Com o tema Enfrentando nossos preconceitos, a iniciativa segue até domingo (11) com uma programação diversificada
A iniciativa parte da premissa de que os museus também devem atuar como instrumentos de transformação social, contribuindo com o respeito à diversidade cultural e combatendo preconceito, discriminação e violência.
Participam diretamente da ação cinco museus cujos temas estão relacionados aos Direitos Humanos: Memorial da Resistência, Museu da Diversidade Sexual, Museu Índia Vanuíre, Museu Afro Brasil e Museu da Imigração.
Os outros 14 museus da Secretaria da Cultura também se engajam na divulgação do tema via redes sociais, e alguns com programações adicionais.
Entre os destaques da programação cultural estão exposições, visitas temáticas, debates, exibição de filmes, pintura coletiva de mural e atendimento ao público para esclarecimento de direitos. Confira a programação completa.
Realizada pela primeira vez em 2015, a campanha Sonhar o Mundo busca articular os museus da Secretaria da Cultura em torno de ações ligadas aos Direitos Humanos, dando visibilidade ao tema a partir de programação cultural, educativa e de comunicação nas mídias sociais.
Texto e imagem: SEC-SP/Divulgação
Edição: Ascom/Ibram