Diretor do Museu da Inconfidência recebe prêmio de literatura em MG

publicado: 05/02/2013 15h52,
última modificação: 07/02/2013 15h33

O escritor e diretor do Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), Rui Mourão, receberá, nesta quarta-feira (6), o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, edição 2012, no qual foi vencedor na categoria Conjunto da Obra.

Rui Mourão dirige o Museu da Inconfidência há 38 anos

A cerimônia acontece às 11h no Centro de Arte Popular CEMIG – CAP (Rua Gonçalves Dias, 1608, Funcionários, Belo Horizonte). O evento contará com a presença do Governador do Estado, Antonio Anastásia, e da Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras.

A secretária afirma que o prêmio desempenha um importante papel para o fortalecimento da produção literária do estado e do país, apoiando o trabalho dos escritores em atividade, com destaque para os mais jovens, e reconhecendo a trajetória de escritores brasileiros vivos. Veja aqui todos os premiados na edição 2012.

Rui Mourão, romancista e ensaísta, nasceu em Bambuí (MG) em 1929. Dirige o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, desde 1974. Lecionou Literatura Brasileira na Universidade de Brasília e nas universidades Tulane, Houston e Stanford, nos Estados Unidos. Participou dos movimentos das revistas literárias Vocação e Tendência. É membro da Academia Mineira de Letras.

Entre as diversas premiações e medalhas que recebeu, destacam-se o Reconhecimento Especial do Pégaso, na Colômbia (concorrendo com 427 livros publicados do continente), Ficção 2002 da Academia Brasileira de Letras e Homem do Ano no Brasil em 2009 e 2010 (concedido pelo American Biographical Institute dos USA). Saiba mais sobre Rui Mourão.

Texto e foto: Divulgação Secult MG