Documento da Unesco guia discussões no 7º Fórum Nacional de Museus

publicado: 03/05/2017 11h59,
última modificação: 04/05/2017 10h00

A Recomendação da Unesco sobre a Proteção e Promoção de Museus e Coleções, aprovada em 2015 a partir de iniciativa brasileira, será o tema da edição deste ano do 7º Fórum Nacional de Museus (FNM).

Já considerado como referência para as políticas públicas nas próximas décadas, o documento destaca o papel dos museus e suas coleções em um processo de desenvolvimento que se quer cada vez mais sustentável.

Marcelo Araujo: “a estrutura jurídico-administrativa brasileira já incorpora importantes diretrizes incluídas na Recomendação da Unesco”

A preservação e proteção do patrimônio, a proteção e promoção da diversidade cultural, a transmissão do conhecimento científico, o desenvolvimento de políticas educacionais, de indústrias criativas e da economia do turismo são campos multidisciplinares abarcados pela Unesco no documento sobre museus e coleções. Conheça o documento.

“Ao trazer o documento para a nossa realidade, vemos que a estrutura jurídico-administrativa brasileira já incorpora importantes diretrizes incluídas na Recomendação”, explica Marcelo Araujo, presidente do Ibram, em artigo publicado no jornal Folha de São Paulo em novembro do ano passado.

“A Política Nacional de Museus, o Sistema Brasileiro de Museus e o Estatuto de Museus, elementos definidores do campo museal brasileiro atual, são evidências do grande avanço da área nos últimos dez anos”.

Segundo Araujo, “as políticas públicas – em todos os níveis federativos – têm muito a contribuir para a implementação de ações que fortaleçam os aspectos pautados pela Recomendação da Unesco”. Leia o artigo na íntegra.

Sobre o FNM 2017
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), a cidade de Porto Alegre (RS) recebe, entre os dias 30 de maio e 4 de junho, museólogos, gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de museus no Brasil para a sétima edição do Fórum Nacional de Museus.

Conferências, painéis, minicursos, grupos de trabalho, apresentação de trabalhos, além de atividades culturais, serão espaços para o diálogo e troca durante o FNM 2017 – um passo importante para o aprimoramento das instituições frente aos papéis e desafios que os museus devem assumir na atualidade.

As inscrições online para todas as atividades do evento estão abertas até 26 de maio e podem ser feitas gratuitamente no blogue do Fórum Nacional de Museus, mediante a entrega de 1 kg de alimento no ato de credenciamento em Porto Alegre. Confira a grade de programação já divulgada.

Texto e foto: Ascom/Ibram