Editais da CAIXA e BB contemplam pontos de memória

publicado: 14/06/2017 13h31,
última modificação: 14/06/2017 13h33

Ponto de Memória-museu. 4 JPGExperiências de êxito para solucionar desafios sociais brasileiros têm a chance de ser reconhecidas pelo Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017, que recebe inscrições até a próxima segunda-feira (19).

Com premiações de R$ 50 mil em seis categorias – “Água e Meio Ambiente”; “Agroecologia”; “Economia Solidária”; “Educação”; “Saúde e Bem-Estar” e “Cidades Sustentáveis e Inovação Digital” – o edital pode contemplar pontos de memória, reconhecidos dentro e fora do Brasil como ferramentas de grande impacto social.

Como define o regulamento do prêmio, “As Tecnologias Sociais aliam o saber popular, organização social e/ou conhecimento técnico-científico, tendo presente princípios de autogestão, protagonismo social, respeito cultural, cuidado ambiental e solidariedade econômica”, importando que sejam efetivas, reaplicáveis, proporcionem desenvolvimento social e possam ser adaptadas a diferentes realidades. Leia na íntegra.

Desenvolvimento e Cidadania – Outra oportunidade com inscrições abertas, também apta a pontos de memória, é a do Fundo Socioambiental da CAIXA, que investirá, por meio de seleção, até R$ 4 milhões em projetos voltados à erradicação da pobreza, inclusão social e econômica, promoção da justiça, da dignidade e da qualidade de vida.

Podem participar do edital, que recebe propostas até 4 de julho, organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuem junto a grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Para cada projeto serão investidos até R$ 200 mil para execução em 12 meses. Saiba mais.

O objetivo da seleção é investir em projetos que fomentem a inovação e o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas e promotoras do desenvolvimento local com sustentabilidade, preferencialmente com foco em saúde, educação, inclusão produtiva e promoção da cidadania.