Educação museal será tema da 12ª Primavera dos Museus

Faça sua inscrição!

publicado: 10/07/2018 13h23,
última modificação: 15/08/2018 19h03

Com o tema “Celebrando a educação museal”, 12ª Primavera dos Museus vai por em foco uma das principais funções do museu e objeto cada vez maior de engajamento, pesquisa e atenção da gestão pública atuante nesta área.
Uma das principais funções de um museu, educação museal é objeto cada vez maior de engajamento, pesquisa e de atenção da gestão pública atuante nesta área.

Tradicional temporada de eventos organizada pelo Ibram no segundo semestre, com programações temáticas em museus e centros culturais de todo o Brasil, a Primavera dos Museus vai propor como tema para fomentar discussões e inspirar atividades, em 2018, a educação museal.

“Celebrando a educação em museus” será o mote da 12ª Primavera dos Museus, que acontece de 17 a 23 de setembro. Instituições interessadas em participar da ação já podem inscrever atividades relacionadas ao tema. A inscrição pode ser realizada até o dia 9 de agosto.

O tema escolhido para este ano põe em foco uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

Espaços plurais que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências, os museus são permeados pela educação, e sua prática desempenha importante papel na dinamização dos espaços museais.

Marcos e aberturas

Os museus brasileiros realizam ações educativas desde 1818, com a criação do Museu Nacional, então Museu Real  – que em 2018 celebra seus 200 anos. Desde então, o interesse e debate sobre esse tema só têm se disseminado e aprofundado. Este ano, celebram-se também os 60 anos da Declaração do Rio de Janeiro, resultado de Seminário Regional realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1958 e considerada marco internacional para o setor.

Diversos setores educativos foram criados em museus brasileiros ao longo desta trajetória, assim como Redes de Educadores em Museus (REMs), sendo a educação museal, cada vez mais, foco de engajamento e pesquisa, assim como de atenção da gestão pública atuante nesta área.

Em 2017, foi oficializada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), como resultado de rico processo participativo, a criação da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), que abre novo capítulo neste campo. Este ano, foi lançado o Caderno da PNEM, que traz um breve histórico da educação museal no Brasil e conceitos-chave para orientar o trabalho na área. A publicação está disponível para download gratuito.

Divulgação e parcerias

Nos próximos dias, o Ibram lançará kit gratuito para divulgação da 12ª Primavera dos Museus, além de material que oferecerá dicas de parcerias para a realização de atividades durante a temporada de eventos. Dúvidas sobre a ação podem ser enviadas para o endereço eletrônico primavera@antigo.museus.gov.br.