Em Alagoas, assinatura de acordo marca abertura do projeto Conexões Ibram

publicado: 25/05/2012 10h10,
última modificação: 28/05/2012 17h28

O recém-reformado Museu da Imagem e do Som (MISA), em Maceió (AL), recebe o projeto Conexões Ibram nos dias 24 e 25 de maio. A apresentação da orquestra sinfônica do Centro de Belas Artes de Alagoas abriu a programação na manhã do dia 24, seguida da assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e o Governo de Alagoas.

Eneida Braga falou sobre poíticas públicas para museus. Na platéia, Osvaldo Viégas (de terno)

Assinado pela presidente substituta do Ibram, Eneida Braga, e pelo secretário de Cultura de Alagoas, Osvaldo Viégas, o documento prevê a integração de recursos da área museal e o desenvolvimento de ações conjuntas no setor.

Em sua fala de abertura, o secretário convocou os prefeitos alagoanos a participar do processo e buscar oferecer mais e melhores museus para a população do Estado. “Ainda temos muitos desafios, mas o termo de cooperação possibilita melhores ações para a preservação da memória, para dar sustentabilidade ao setor”, acredita.

A programação do encontro prossegue até o fim da tarde do dia 25 com palestras sobre o Programa Nacional Setorial de Museus (PNSM), Sistema Alagoano de Cultura, Estatuto de Museus e seus novos instrumentos de gestão museal, gestão dos riscos ao patrimônio, programa Pontos de Memória e estratégias de fomento e financiamento aos museus.

Alagoas é o sexto estado visitado pelo projeto Conexões Ibram, que começou em março e já esteve na Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo e Piauí. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Paulo Rios/Governo de Alagoas