Em cerimônia realizada dia 14 de agosto, na sala de exposições temporárias do Museu Victor Meirelles/Ibram, na capital catarinense, aconteceu a solenidade de entrega de duas novas obras ao acervo do museu – doadas pela historiadora Sara Regina Poyares dos Reis.
Uma delas é a pintura Estudo de Traje Italiano, de Victor Meirelles, e outra, sem título, é de autoria de um de seus alunos, Oscar Pereira da Silva.
Os dois trabalhos farão parte da exposição Tributo a Victor Meirelles, que o museu abre no dia 18 de agosto, às 11 horas, como momento alto das comemorações dos 180 de nascimento do pintor catarinense. Leia mais.
Estiveram presentes a diretora do Museu Victor Meirelles, Lourdes Rossetto, a historiadora Sara Regina, Cícero de Almeida, diretor do Departamento de Processos Museais/Ibram e o presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Joceli de Souza, representando o governador de Santa Catarina.
A diretora do Museu Victor Meirelles ressaltando o gesto de doação da historiadora “não só pela doação em si, mas também por servir de exemplo para outros colecionadores e instituições”, disse.
O presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza, reiterou o apoio governo na ampliação do Museu Victor Meirelles – processo que já se estende por vários anos. Avaliou a necessidade da expansão do museu como “visível e urgente”, em razão da crescente demanda local. Confira a programação do museu aqui.
Texto e foto: Divulgação Museu Victor Meirelles
Matéria relacionada
Semana Victor Meirelles celebra 180 anos de nascimento do artista em SC