Encontro de museus europeus e ibero-americanos acontece na Espanha

publicado: 07/02/2013 10h01,
última modificação: 08/02/2013 10h24

No âmbito da edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCOmadrid 2013, que acontece entre os dias 13 e 17 de fevereiro na capital espanhola, tem lugar o II Encontro de Museus da Europa e da Ibero-América, uma reunião de profissionais do setor que abordará os atuais desafios de gestão e promoção da arte contemporânea, em um diálogo entre as duas regiões.

O encontro propõe debater a necessidade de novos procedimentos de cooperação nas áreas de gestão, investigação, memória e educação dos museus de arte contemporânea. Ao mesmo tempo, serão identificados pontos de convergência para a promoção de projetos comuns, apostando na adoção de novos protocolos de trabalho que gerem uma cooperação de acordo com as dinâmicas do atual cenário global.

Papel do Ibermuseus
Enrique Varela Agüí, Subdiretor Geral de Museus Estatais e representante da Espanha no Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus, participará do encontro apresentando alguns dos pontos atuais de discussão do Ibermuseus – a reflexão sobre o papel social e educativo dos museus e coleções, as práticas artísticas contemporâneas, a integração de atores no trabalho de curadoria e a criação de coleções.

20 profissionais convidados serão distribuídos em quatro mesas de trabalho segundo as respectivas linhas temáticas: Conhecimento e investigação; Patrimônio, arquivo e memória; Financiamento e gestão de recursos; e Dimensão educativa e social do museu. Cada grupo debaterá e elaborará umas propostas que posteriormente serão debatidas por todos em uma mesa final, aberta ao público da ARCOmadrid.

O Programa Ibermuseus uma iniciativa intergovernamental de cooperação e integração dos países ibero-americanos para o fomento e articulação de políticas públicas na área dos museus, da museologia e do Patrimônio.

Está vinculado à SEGIB (Secretaria Geral Ibero-americana), conta com o apoio técnico da OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos) e do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), e tem o apoio financeiro da AECID (Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento). Saiba mais sobre o Programa IbermuseusARCOmadrid 2013.

Texto: Divulgação Ibermuseus

No âmbito da edição da ARCOmadrid 2013, que acontece entre os dias 13 e 17 de fevereiro na capital espanhola, acontece o II Encontro de Museus da Europa e da Ibero-América, uma reunião de profissionais do setor que abordará os atuais desafios de gestão e promoção da arte contemporânea, em um diálogo entre as duas regiões.

Enrique Varela Agüí, Subdiretor Geral de Museus Estatais e representante da Espanha no Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus, participará do encontro apresentando alguns dos pontos atuais de discussão do Ibermuseus, como a reflexão sobre o papel social e educativo dos museus e coleções, as práticas artísticas contemporâneas, a integração de atores no trabalho de curadoria e a criação de coleções.

Vinte profissionais convidados serão distribuídos em quatro mesas de trabalho segundo as respectivas linhas temáticas: Conhecimento e investigação; Patrimônio, arquivo e memória; Financiamento e gestão de recursos; e Dimensão educativa e social do museu. Cada grupo debaterá e elaborará umas propostas que posteriormente serão debatidas por todos em uma mesa final, aberta ao público da ARCOmadrid.

Ao término do debate, será elaborado um documento de conclusões que ficará disponível na página do Programa Ibermuseus

É uma iniciativa intergovernamental de cooperação e integração dos países ibero-americanos para o fomento e articulação de políticas públicas na área dos museus, da museologia e do Patrimônio.

É um espaço para o diálogo nos âmbitos de ação dos museus, que reforça a relação entre as instituições, públicas e privadas, e os profissionais do setor museológico ibero-americano, e que promove a proteção e a gestão do patrimônio junto ao intercâmbio de experiências e de conhecimento produzido.

Saiba mais sobre ARCOmadrid 2013 e o Programa Ibermuseus.