Encontro de Pontos de Memória e visitas a museus marcam 5º FNM hoje (21)

publicado: 21/11/2012 13h51,
última modificação: 22/11/2012 10h45

A quinta edição do Fórum Nacional de Museus (FNM), que segue até sexta (23) em Petrópolis (RJ), tem uma programação marcada por reuniões paralelas e visitas aos museus da cidade neste quarta-feira (21).

Minicursos e reuniões paralelas encerram-se hoje em Petrópolis

Os oito minicursos, que começaram na segunda-feira, encerram-se na manhã de hoje. Saiba mais. Também no período matinal acontece reunião geral de Coordenadores de GTs do 5º FNM.

Hoje será encerrada uma série de encontros paralelos que acontecem dentro do fórum. Professores de Museologia aproveitam a ocasião e realizam eleição para a nova Coordenação da Rede de Professores Universitários do Campo da Museologia (2012-2014). Já  a Rede de Museus e Acervos Arqueológicos trata de ações e articulações desenvolvidas de 2010 a 2012, discute plano de ação para o biênio 2012-2014 e elege a nova coordenação da rede.

O Conselho Internacional de Museus (ICOM) encerra hoje a reunião prévia sobre a conferência que acontece no Brasil no próximo ano – ICOM Rio 2013. Os sistemas e redes estaduais de museus concentram-se em discussões relativas ao Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM), além de uma “agenda política cultural” de museus com o intuito de fortalecer o Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e as políticas públicas para o setor em âmbito municipal, estadual e distrital.

Museu Imperial e outros museus da cidade recebem participantes do 5º FNM

Pontos de Memória e museus
A partir das 14h tem início o encontro de Pontos de Memória. As mesas redondas agendadas tratam de retrospectiva e perspectivas para o programa. Na abertura, o presidente do Ibram, José do Nascimento Jr., estará presente. Participam ainda como convidados Cícero Almeida (DPMUS/Ibram) e Telma da Silva (OEI).

Para receber tanto os participantes do 5º Fórum Nacional de Museus quanto os turistas que estarão na cidade devido ao feriado prolongado de 15 (Proclamação da República) e 20 de novembro (Consciência Negra, feriado estadual), os museus de Petrópolis prepararam programações especiais e horários diferenciados de visitação.

Também está sendo oferecida gratuidade ou preços promocionais para aqueles participantes que apresentarem o crachá do 5º FNM. Saiba quais museus visitar.

Texto: Ascom/Ibram
Fotos: Tiago Silva e banco de imagens Ibram/MinC