Encontro define ações para o Plano Estadual de Museus

publicado: 19/10/2010 17h08,
última modificação: 05/04/2011 17h09

Com o propósito de debater e definir as diretrizes para a consolidação da Política Estadual de Museus do Rio de Janeiro, foi realizado nesta terça-feira, 19, encontro no Palácio Capanema (RJ). O presidente do Ibram/MinC, José do Nascimento Junior, participou da mesa de abertura.

Durante o evento, a superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura, Márcia Bibiani, destacou que o setor vive um momento especial. “Vivemos uma fase de virada, marcada, principalmente, pela criação do Instituto Brasileiro de Museus. No Estado, a gestão atual vem demonstrando apoio constante ao trabalho que estamos desenvolvendo para a construção de uma política estadual de museus”, destacou.
O presidente do Ibram/MinC afirmou que o objetivo do governo federal é contribuir para que cada município do Rio de Janeiro tenha a sua unidade museológica. “Trabalhar para que cada cidade tenha o seu museu é fundamental para garantir à população o direito à memória. Para isso, precisamos ter um plano nacional de museus, para que, de posse dele, possamos defender o setor”, afirmou. Ele ressaltou que outra preocupação do instituto é preparar o Rio de Janeiro para as Olimpíadas e a Copa do Mundo.  “Os museus devem estar qualificados e ter boa programação para oferecer aos turistas nacionais e internacionais e que, além disso, dê orgulho aos fluminenses e ao País”, declarou.

Nascimento revelou, ainda, que várias comunidades vêm demonstrando interesse em ter unidade museológica nos moldes da que existe na comunidade da Maré. “Toda semana uma comunidade reivindica o seu próprio museu. Isso demonstra um amadurecimento da sociedade, que já reconhece o museu como uma instituição que atua na construção da identidade do local. A ideia é democratizarmos essa tecnologia social que existe para ser instrumento da sociedade”, finalizou.

O encontro contou, também, com a participação da coordenadora de Museus da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, Cláudia Mesquita; do assessor-chefe da Assessoria de Estudos e Pesquisa da SEC, Renato Dantas; e da assessora-chefe do Sistema Estadual de Museus, Lucienne Figueiredo.