Espanha recebe IV Encontro Ibero-americano de Museus e I Encontro sobre Políticas Culturais

publicado: 17/05/2010 00h00,
última modificação: 17/05/2010 00h00

O IV Encontro Ibero-americano de Museus, realizado em Toledo, de 24 a 26 de maio, recebe representantes dos setores museológicos de 18 países ibero-americanos: Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Portugal, República Dominicana e Uruguai. O tema do encontro é a institucionalização de políticas públicas para a área de museus nos países da Ibero-américa. No dia 24 de maio (segunda-feira) o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e presidente do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus, José do Nascimento Junior, participa da mesa Políticas Nacionais de Museus: institucionalização e cooperação. O objetivo da mesa é conhecer os desafios dos formuladores das políticas, como a capacidade administrativa dos governos de implementar e executar estas políticas.

Nos dias 27 e 28 de maio o I Encontro sobre Políticas Públicas Culturais promove a aproximação entre os responsáveis de museus iberoamericanos de da União Européia. Com a finalidade de aprofundar o conhecimento mútuo, estreitar laços e propor possíveis linhas de colaboração entre os setores museológicos de ambas regiões, o evento acontecerá no Museo da America, em Madrid.

Ibermuseus – O Programa Ibermuseus teve sua origem no I Encontro Ibero-americano de Museus, em 2007, devido à necessidade de se criar um espaço para o diálogo e o intercâmbio nos distintos âmbitos de atuação dos museus, a fim de reforçar a relação entre as instituições públicas e privadas e entre os profissionais do setor museológico ibero-americano. Promovendo ainda a proteção e a gestão do patrimônio, o intercâmbio de experiências e do conhecimento produzido na área. Seu diferencial se encontra no compromisso com as práticas educativas, na valorização da função social dos museus e no reconhecimento de que eles necessitam ser democratizados e utilizados em favor da dignidade humana e do desenvolvimento social.

As transmissões na Web, oferecidas pelo Ministério da Cultura da Espanha, serão iniciadas às 12h00 do dia 24 (o horário correspondente em Brasília é 07h00). Acesse o site do Ministério Cultura da Espanha (www.mcu.es/museos) para saber mais.

Programação do IV Encontro Iberoamericamo de Museus (PDF em português)

Programação do I Encontro sobre Políticas Públicas Culturais (PDF em espanhol)