Eu Amo Museus

Participe da campanha! Declare seu amor aos museus!

publicado: 11/07/2016 06h33,
última modificação: 01/02/2017 09h54

A valorização e fortalecimento da imagem dos museus brasileiros tem se mostrado como um dos grandes desafios contemporâneos do campo, e passa a ser uma questão central para melhor comunicar as atividades e ações promovidas pelas instituições museológicas brasileiras.

Eu Amo Museus é o tema escolhido para a campanha, que se dará por meio das redes sociais. A ação é uma iniciativa do Sistema de Museus de São Paulo – SISEM/SP e do Instituto Brasileiro de Museus/Ibram/MinC, com apoio dos Sistemas Estaduais de Museus de todo o país.

A proposta vai ao encontro de ações semelhantes e que já se consolidaram no cenário virtual mundial, como a #MuseumWeek, que acontece no Twitter e, durante uma semana, chama museus e público a falarem sobre temas específicos dos museus.

A campanha será lançada entre os dias 11 e 15 de julho de 2016, época de férias escolares e pretende, através do uso da hashtag #euamomuseus (ou #euS2museus) alcançar museus e pessoas, frequentadoras ou não dos mais de 3.600 museus espalhados por toda as cinco regiões do país.

Entre os objetivos da ação, está criar, em primeiro lugar, uma rede de afeto e carinho entre as pessoas e as instituições museológicas brasileiras. Além disso, busca promover e valorizar os espaços museais para que se tornem parte do cotidiano das pessoas, que podem ver os museus como espaços de lazer, turismo, estudo, pesquisa, educação, e que também estão a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.

Conforme o IBGE, em pesquisa de 2013 e publicada em 2015, 31,2 milhões de domicílios tinham acesso à Internet, o que correspondia a 48,0% do total de domicílios particulares permanentes. A utilização da Internet por meio de microcomputador estava presente em 27,6 milhões de domicílios (88,4% daqueles com acesso à Internet). Nos demais 3,6 milhões de domicílios (11,6%), a utilização da Internet era realizada somente por meio de outros equipamentos, entre eles o celular. O que demonstra o grande alcance proporcionado pelas redes sociais.

Twibbon: participe da campanha inserindo o selo da campanha na sua foto de perfil do Facebook e Twitter.

Entre nessa também! Veja aqui dicas para participar e usar o material da campanha disponível abaixo.

Material da campanha:

Cartazete A4
Selo
Card Amo Museus
Card Amo Museus 2
Card Amo Museus 3
Card Amo Museus Video
Capa Facebook
Capa Twitter
Card animado – GIF
Card Amo Museus
Card Amo Museus Comunidade
Card Amo Museus Crianças
Card Amo Museus Detalhes
Card Amo Museus Divertidos
Card Amo Museus Edifícios
Card Amo Museus Fotógrafo
Card Amo Museus Histórias
Card Amo Museus me provocam
Card Amo Museus abrem o mundo
Card Amo Museus Porque
Card Amo Museus Segredo