Exposição Caravaggio e aniversário MASP estiveram na agenda da ministra da Cultura

publicado: 05/10/2012 12h33,
última modificação: 11/10/2012 16h30

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou esta semana de dois eventos importantes para o setor de museus.

Dilma Rousseff, Marta Suplicy e embaixador da Itália, Gherardo La Francesca

Na manhã do dia 5 de outubro, ao lado da presidenta Dilma Rousseff, a ministra participou, em Brasília, da aberta da exposição com seis telas do pintor italiano Caravaggio – que fica aberta à visitação pública até dia 14 de outubro no Palácio do Planalto.

A presidenta destacou o evento como um gesto de amizade entre Brasil e Itália. “Aproxima ainda mais o Brasil da Itália e aproxima de uma forma especial, que é aquela que só a arte consegue fazer entre os povos”, afirmou.

Para o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, que também esteve presente, uma exposição deste porte aponta que o Brasil está inserido no circuito internacional, e que há uma confiança nas instituições museológicas e na estrutura brasileira no campo dos museus. Veja imagens da abertura da exposição na página da Presidência da República e continue lendo na página do MinC.

No dia 4 de outubro, em São Paulo, esteve na comemoração dos 65 anos do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Em discurso, Marta Suplicy comemorou o número de visitantes aos museus do Brasil. “Já alcançamos 84 milhões de visitantes, um número significativo se comparado aos 23 milhões de 2003, mas que precisa ser ampliado”, disse.

Ministra da Cultura durante cerimônia no MASP em São Paulo (SP)

Política para museus
Em seguida, elencou os quatro projetos do Ministério da Cultura para consolidar a política nacional de museus e fortalecer o papel deles na sociedade.

Entre os projetos está a difusão de todos os acervos dos museus brasileiros na Internet; a circulação nacional e internacional de acervos e coleções brasileiras; a construção de instrumentos de apoio à ampliação das políticas de aquisição de bens culturais nos museus e o estímulo ao desenvolvimento de ações que ampliem o acesso das coleções privadas ao grande público; e o investimento nos museus como instituições centrais para a construção de um legado cultural. Leia mais no portal do Ministério da Cultura.

Texto: Ministério da Cultura
Edição: Ascom/Ibram