Exposição celebra 60 anos do Museu Victor Meirelles (SC)

publicado: 21/11/2012 16h19,
última modificação: 21/11/2012 16h19

O Museu Victor Meirelles/Ibram, em florianópolis (SC), está com a exposição Viagem em torno do museu: 60 anos de Museu Victor Meirelles aberta ao público – em comemoração aos 60 anos do museu em 2012.

A exposição, que fica em cartaz até 17 de fevereiro de 2013, conta com o patrocínio da Orsitec – Assessoria Contábil e Empresarial, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Estarão expostas obras pertencentes ao acervo do museu, com destaque para aquelas que integram o chamado ‘núcleo inicial’.

Dividida em quatro módulos, a exposição foi pensada a partir de dois pilares: o primeiro aborda a formação do acervo do museu, que contempla a produção artística de Victor Meirelles bem como de artistas da década de 1950 até os dias atuais. O segundo centra-se na narrativa de viajantes, derivando daí a ideia que dá nome à exposição.

A obra escolhida para abrir a mostra é a última adquirida pelo museu, sendo também a única datada do século XVIII em seu acervo: a gravura Vue de l´Île de Sainte-Catherine, desenhada em 1785, por Gaspard Duché de Vancy (foto), é uma das imagens fundadoras da iconografia da cidade de Florianópolis.

Museu exposto
Também faz parte da exposição comemorativa a própria edificação que hoje abriga o Museu Victor Meirelles: a casa onde nasceu o artista catarinense. A aquisição pelo Governo Federal, em 1946, do típico sobrado lusobrasileiro da virada do século XVIII e o tombamento da edificação como patrimônio histórico nacional, em 30 de janeiro de 1950, seriam os primeiros atos para a inauguração do Museu Victor Meirelles, em 15 de novembro de 1952 – data que também assinala a Proclamação da República.

O processo de formação de seu acervo museológico, ao longo de seis décadas, acabou resignificando a própria instituição, sobretudo a partir da década de 1990, quando trabalhos artísticos modernos e contemporâneos passaram a ocupar suas salas de exposições e a reserva técnica.

Programação
Ainda no âmbito das comemorações dos 60 anos do museu, estão programadas outras atividades. Veja calendário abaixo:

23 de novembro, às 19h
Lançamento de livros Arquivo Debilitado – o gesto de Evandro Affonso Ferreira, de Júlia Studart (Dobra Editorial, SP), Jogo de Varetas e As Mãos (editora 7Letras, RJ), ambos de Manoel Ricardo de Lima.
27 de novembro, às 19h

Sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis em homenagem aos 60 anos do Museu Victor Meirelles.
28 de novembro, às 20h

Exibição ao ar livre dos vídeos produzidos durante a Oficina de Introdução ao Stop-Motion, com Diego de los Campos.
29 de novembro, às 16h

Palestra: Os viajantes na Ilha de Santa Catarina, com Gilberto Gerlach.

A entrada para todas as atividades é gratuita. Mais informações pelo endereço eletrônico mvm.ac@antigo.museus.gov.br ou pelos telefones (48) 3223.3274/3225.4121.

Texto e foto: Divulgação MVM