Exposição de fotos no MNBA retrata sociedade brasileira de 1840 a 1920

publicado: 13/06/2011 11h47,
última modificação: 13/06/2011 11h49

Num capítulo importante do FotoRio, a exposição Um retrato da sociedade brasileira: Coleção Francisco Rodrigues de Fotografias 1840-1920 pode ser vista a partir de 16 de junho no Museu Nacional de Belas Artes/Ibram, no Rio de Janeiro. A mostra engloba 190 imagens e dez albuns de família que registram um segmento importante da história da sociedade nordestina.

Dentre as curiosidades expostas destacam-se fotos de ilustres personagens (como Carlos Gomes, Joaquim Nabuco e Castro Alves) e de crianças mortas, conhecidas como “anjinhos”, retratadas como se vivas estivessem.

As obras integrantes da exibição pertencem à Fundação Joaquim Nabuco, órgão do Ministério da Educação sediado no Recife. A coleção é fruto do esforço do cirurgião-dentista Francisco Rodrigues (1904-1977) que deu sequência ao trabalho do próprio pai, Augusto Rodrigues, que se dedicara a formar uma galeria de notáveis figuras do século 19. No seu ímpeto, Francisco Rodrigues conseguiu superar o seu antecessor, pois ampliou imensamente o que foi iniciado pelo pai, revelando-se um colecionador dotado de aguda visão sociológica e conferindo à Coleção o perfil histórico e social como ela hoje é conhecida: um símbolo da diversidade social brasileira.

O acervo é originário do antigo Museu do Açúcar, vinculada ao extinto Instituto do Álcool e do Açúcar, e incorporado em 1974 ao acervo da Fundação Joaquim Nabuco. A coleção completa reúne a impressionante soma de 17 mil fotografias, todas elas hoje preservadas no Centro de Estudos e de Documentação da História Brasileira da Diretoria de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco.

A exposição Um retrato da sociedade brasileira: Coleção Francisco Rodrigues de Fotografias 1840-1920 tem curadoria das pesquisadoras Ana Maria Mauad, da Universidade Federal Fluminense, e de Rita de Cássia Araújo, da Fundação Joaquim Nabuco, ambas doutoras em História Social; e do fotógrafo e antropólogo Milton Guran, coordenador geral do FotoRio.

Organizada em vários ambientes, a mostra é fruto de um acurado trabalho de pesquisa, museologia e seleção de imagens, procurando justamente realçar a diversidade do seu imenso acervo original. Inicialmente, há um “mosaico de diversas formas de sociabilidade”; em seguida, podem ser vistas imagens de notáveis com seus respectivos indicativos de riqueza e distinção social. Há também ambientes dedicados à fotopintura, às fotografias de família e aos versos dos retratos, além de espaço para relíquias como daguerreótipos, ambrótipos e ferrótipos.

Exposição Um retrato da sociedade brasileira: Coleção Francisco Rodrigues de Fotografias 1840-1920
Abertura: 16 de junho de 2011, às 16h
Visitação: até 17 de julho de 2011, de terça a sexta das 10h às 18h; sábados e domingos: das 12h às 17h
Preço: R$ 5 (meia-entrada: R$ 2)