Exposição de museu mineiro homenageia mulheres ferroviárias

publicado: 23/09/2011 17h09,
última modificação: 23/09/2011 17h09

Como parte da programação da 5ª Primavera dos Museus, o Museu dos Ferroviários de Araguari (MG), em parceria com a Fundação Araguarina de Educação e Cultura, abriu nesta quinta-feira (22) a exposição Mulheres Ferroviárias de Araguari.

Para a abertura da mostra, que resgata a história de mulheres do município que foram precursoras numa profissão dominada pelos homens, foram convidadas dez ferroviárias aposentadas que trabalharam na Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, na Estrada de Ferro Goiás e na Rede Ferroviária Federal S/A em décadas passadas.

Durante a cerimônia foi apresentada a palestra “Mulheres: a perspectiva de dias melhores”, com a participação da professora Gilma Maria Rios, especialista em questões de gênero. As ex-ferroviárias, algumas com mais de noventas anos, foram agraciadas com flores e uma cópia da fotografia que compõe a exposição.

A exposição pode ser conferida no Palácio dos Ferroviários de Araguari em horário comercial até o próximo domingo (25) e em seguida passará por um circuito itinerante que vai oferecer à população de Araguari a oportunidade de conhecer mais sobre estas mulheres que fizeram parte da construção da identidade cultural ferroviária do município.