Exposição lituana exibe obras do Museu Lasar Segall na cidade natal do artista

publicado: 29/11/2019 10h03,
última modificação: 04/12/2019 10h03

A cidade de Vilnius (Lituânia) exibe a partir desta quinta-feira (28), pela primeira vez, obras de um de seus filhos mais ilustres. Nascido na capital lituana e naturalizado brasileiro, Lasar Segall (1889-1957) retorna simbolicamente a sua terra natal por meio de exposição realizada em colaboração com o Museu Lasar Segall, de São Paulo (SP), no ano em que se completam 130 anos de nascimento do artista.

“Um modernista brasileiro de Vilnius: o retorno de Lasar Segall” apresenta no Vilna Gaon State Jewish Museum (Museu Judaico de Vilnius) 57 obras pertencentes ao acervo do Museu Lasar Segall, entre pinturas, aquarelas, gravuras e esculturas. O apanhado oferece uma mostra da contribuição de Segall para a história da arte moderna, sua identidade multifacetada e a variedade de temas que o inspiraram.

A inauguração da exposição contou com a presença de Sergio de Toledo Segall e Albert Segall Mcdonell, netos de Lasar Segall; do ex-ministro brasileiro das Relações Exteriores Celso Lafer, presidente do conselho do Museu Lasar Segall; e do ministro lituano da Cultura, Mindaugas Kvietkauskas. Também presente em Vilnius, o diretor do Museu Lasar Segall, Giancarlo Hannud, ofereceu ao público do Vilna Gaon State Jewish Museum uma visita guiada à exposição em seu primeiro dia de exibição.

Além dos 130 anos de nascimento de Lasar Segall, a exposição celebra os 30 anos de reabertura do Vilna Gaon State Jewish Museum, instituição do Ministério da Cultura da Lituânia dedicada à herança histórica, material e espiritual de judeus lituanos. Fundado em 1913, o museu foi reaberto em 1989.

Vilnius e eu – Também como parte da parceria realizada entre as duas instituições, o Vilna Gaon State Jewish Museum cedeu ao Museu Lasar Segall 21 fotografias históricas da época em que Lasar Segall viveu na capital lituana para sua exposição “Vilnius e eu”, em cartaz no museu brasileiro dedicado ao artista até 3 de fevereiro de 2020.Na exposição em cartaz em São Paulo (SP), as imagens cedidas pelo museu lituano somam-se a uma seleção de fotografias e documentos pertencentes ao acervo do próprio Museu Lasar Segall, além de 28 obras de Segall que retratam sua cidade natal ou expressam memórias do artista sobre ela. Saiba mais.

Texto: Ascom/Museu Lasar Segall