Exposição no Museu do Açude reúne instalações e obras de Marcos Scorzelli

publicado: 15/08/2019 15h31,
última modificação: 20/01/2020 15h33
Escultura da exposição Scorzelli Megabichos, de Marcos Scorzelli / Foto: Bella Scorzelli / Divulgação: Museu do Açude/Ibram

O Museu do Açude/Ibram apresenta, a partir de 18 de agosto, a exposição Scorzelli Megabichos, do designer e artista plástico Marcos Scorzelli. A mostra exibe cerca de 20 instalações inéditas, em chapas de aço, que ficarão expostas ao ar livre, nos jardins do Museu. São girafas com 3,5m de altura, elefantes e polvos gigantes, além de outros bichos em exibição no espaço. A mostra também tem o objetivo de estimular o lúdico nas crianças, que poderão fazer sua própria obra de arte, reproduzindo um megabicho em papelão.

Marcos Scorzelli é carioca, formado em design pela PUC Rio e começou a carreira inovando em projetos de arquitetura como designer de interiores corporativo e de cenografia. Com seu pai criou a Scorzelli Arquitetura e Design em 1993 e ao longo de 23 anos receberam vários prêmios por projetos corporativos desenvolvidos para grandes empresas. Fotógrafo amador é apaixonado pelo Rio. Desenvolveu sua linguagem vivenciando a natureza e explorando todos os cantos de sua cidade.

Das mãos de seu pai, o artista plástico e arquiteto Roberto Scorzelli (1938/2012), surgiram os primeiros bichos feitos por ocasião do nascimento da filha Isabella. Quando crianças os dois filhos do artista brincavam com os bichinhos em papel que ficavam espalhados pela casa do Joá. Somente em 1998 Marcos redescobriu as esculturas dos bichos em papel dentro de um envelope na gaveta de seu pai. Ao longo dos anos, passavam o tempo conversando, imaginando e desenvolvendo outros tantos bichos.

Marcos finalmente os tirou do papel para o aço, utilizando sua experiência com geometria e computação gráfica. A ideia era transformá-los em esculturas. O fundamental era não perder o conceito, não haver perda de material, sem solda ou recortes. A partir de formas geométricas simples com alguns cortes, vincos e movimentos precisos chega-se a uma forma tridimensional, curiosa e vibrante.

A mostra Scorzelli Megabichos fica em cartaz no Museu do Açude de 18 de agosto de 2018 a 23 de março de 2020 e todas as instalações e os múltiplos das obras de arte estarão à venda. Mais informações.

Sobre o Museu do Açude

Localizado no Alto da Boa Vista, o Museu do Açude é uma antiga propriedade de 1913, com ampla área verde, relíquias e estrutura da época que são seus pontos altos. A antiga casa do mecenas Raymundo Ottoni de Castro Maya, um parisiense amante das artes que viveu no Rio até os 74 anos, abriga um dos museus mais bonitos da cidade, com amplos jardins, trilhas, esculturas, fontes e piscinas. Seu Circuito de Arte Contemporânea, ao ar livre, tem obras de Anna Maria Maiolino, Eduardo Coimbra, Helio Oiticica, Iole de Freitas, Lygia Pape, Nuno Ramos, Piotr Uklanski, Angelo Venosa, José Resende e Waltercio Caldas.

Museu do Açude fica na Estrada do Açude, 764 – Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro (RJ), e está aberto ao público diariamente, exceto às terças-feiras, das 11h às 17h.