Exposição “Portinari na coleção Castro Maya” é aberta em Belém

publicado: 17/01/2014 17h19,
última modificação: 17/01/2014 17h21

Abertura da exposição “Portinari na coleção Castro Maya”, em Belém (PA).

Com um dos maiores acervos públicos do artista, os Museus Castro Maya, situados no Rio de Janeiro (RJ) e vinculados ao Ibram/MinC, têm parte de sua coleção Portinari exposta em Belém (PA) nas próximas semanas.

Inaugurada na última terça-feira (14) no Museu do Estado do Pará, a exposição “Portinari na coleção Castro Maya” reúne 59 obras originais do pintor. A mostra fica em cartaz até 2 de março.

Organizada em núcleos, a exposição retrata a relação de amizade entre colecionador e artista e convida o visitante a conhecer as obras de acordo com as diferentes facetas de atuação do empresário e mecenas das artes Raymundo de Castro Maya.

Os diferentes módulos trazem obras adquiridas por Castro Maya em leilões, galerias de arte e no próprio ateliê do artista, além de encomendas e projetos especiais partilhados por ambos.

Complementam as obras documentos, fotografias e material bibliográfico sobre o tema. Além de apresentar a rica produção de Portinari, a exposição, que tem curadoria de Anna Paola Baptista, traz à tona a importância dos colecionadores particulares, que desempenham um papel significativo no processo de desenvolvimento do cenário artístico nacional no século XX.

Itinerância – Itinerante, a exposição “Portinari na Coleção Castro Maya” já percorreu desde 2008 as cidades de Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Vitória. A temporada da mostra em Belém faz parte de nova itinerância patrocinada pela Petrobras, através do Edital de Circulação de Exposições, que incluirá também exibição subsequente em Belo Horizonte (MG).