Exposição retrata comunidades remanescentes dos quilombos, no Mart

publicado: 28/11/2018 08h28,
última modificação: 29/11/2018 10h23

MART_Terra de quilombo_Retrato de uma EtniaNa quinta-feira (29), o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) receberá o fotógrafo da exposição temporária “Terra de Quilombo, Retrato de uma Etnia”, Ricardo Alves.

A exposição fotográfica retrata as comunidades remanescentes dos quilombos de Cabo Frio, relatando seu cotidiano no trabalho, cultura e lazer. A fotografia é usada como ferramenta de identificação, promoção, empoderamento e luta contra o preconceito e o racismo, assumindo o papel de instrumento que propõe a reflexão sobre exclusão social, racial e cultural.

A conversa com o fotógrafo da exposição, se dará durante uma visita mediada pelo Mart, quando ele irá relatar como foi seu trabalho junto às comunidades quilombolas e sua percepção da fotografia como forma de luta contra o preconceito.

A atividade é voltada para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das redes pública e privada. As visitas devem ser agendadas junto à Divisão Educativa do Mart através do telefone (22) 2646-7340 ou mart@antigo.museus.gov.br.

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional fica no Largo de Santo Antônio s/nº, no Antigo Convento N. Sra. dos Anjos, em Cabo Frio (RJ).

 

Foto: Ricardo Alves – da exposição Terra de Quilombo, Retrato de uma Etnia / Divulgação: Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram)