Exposições brasileiras estão entre as 20 mais visitadas no mundo em 2014

publicado: 07/04/2015 17h10,
última modificação: 09/04/2015 11h08

Detalhe da exposição de Yayoi Kusama no CCBB Rio
Detalhe da exposição de Yayoi Kusama no CCBB Rio ano passado

A edição de abril da publicação em língua inglesa The Art Newspaper traz o levantamento anual das exposições mais visitadas em todo o mundo em 2014 e, novamente, o Brasil é destaque: dentre as 20 exposições mais visitas pelo público, o país ocupa sete posições.

O quarto lugar geral em 2014 foi para a mostra Salvador Dalí, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, seguida por Cabeça: Milton Machado, em quinto lugar, no mesmo CCBB Rio.

A exposição Yayoi Kusama: obsessão infinita, ficou em sexto e sétimo lugares – no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e CCBB Rio, respectivamente.

Os trabalhos em exposição da artista japonesa levaram ainda a 11ª colocação do ranking de visitantes quando em exibição no CCBB Brasília, enquanto outra exposição do CCBB Rio, Visões sobre a Coleção Ludwig, ficou em 10º lugar. Confira o encarte completo da publicação (em inglês).

Na lista geral das 100 exposições mais vistas pelo mundo, outras instituições brasileiras estão presentes, como o Museu Oscar Niemeyer (PR), o Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Pinacoteca do Estado (SP), o Museu do Conjunto Cultural da República (DF) e unidades da Caixa Cultural.

O papel do Ibram
Os dados do Brasil são fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a publicação The Art Newspaper desde 2010. A coleta de dados sobre as exposições do ano anterior é feita no início de cada ano. O objetivo é subsidiar tanto a publicação estrangeira quanto o banco de dados do Ibram.

O projeto Exposições no Brasil consiste na implantação de um sistema permanente de coleta, gerenciamento, tratamento e compartilhamento anual de dados sobre exposições de curta duração realizadas em todo o território nacional. Ainda em caráter piloto, a proposta é que o projeto fique disponível na plataforma institucional utilizada pelo Ibram.

Uma das obras da Coleção Ludwig em exposição no CCBB São Paulo em 2014
Uma das obras da Coleção Ludwig em exposição no CCBB São Paulo em 2014

Em 2013, o Brasil ocupou quatro das 20 exposições mais populares do ano anterior (2012), de acordo com o número diário de visitantes. Vale salientar ainda que todas elas foram gratuitas. Saiba mais.

Análise
Com o título “Fim do boom brasileiro?”, a publicação The Art Newspaper faz uma leitura dos dados brasileiros relativos ao ano passado.

“O CCBB continua a sediar as mostras gratuitas mais frequentadas: ‘Salvador Dalí’, na sua temporada no Rio de Janeiro, alcançou o ponto mais alto com 9.782 visitantes por dia”, contabiliza.

Já a retrospectiva de Yayoi Kusama, que também foi sucesso de público quando exibida no RJ e SP, atraiu, contudo, menos pessoas por dia do que a mostra do artista contemporâneo brasileiro Milton Machado no CCBB Rio.

“Não fica claro se exposições de alto custo e gratuitas são sustentáveis”, especula a publicação, fazendo um paralelo com um “enfraquecimento da economia brasileira” para falar que “2014 pode marcar o fim de um ‘boom’ da visitação a exposições no país” – deixando a entender, porém, que a exposição Picasso e a modernidade espanhola, que está em cartaz em São Paulo desde 25 de março, possa ser ainda reflexo do ‘boom” dos últimos anos.

Texto: Geyzon Dantas (Ascom/Ibram)
Fotos: Divulgação/Internet