Exposições brasileiras figuram em ranking das mais visitadas de 2015

publicado: 06/04/2016 17h09,
última modificação: 08/04/2016 11h49

Fila de visitantes interessados em conferir a exposição
Fila de visitantes interessados em conferir a exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola”, no CCBB do Rio de Janeiro (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Repetindo um fenômeno que acontece a cada ano desde 2011, exposições brasileiras voltaram a figurar entre as mais visitadas do mundo no mais recente ranking anual da revista britânica especializada The Art Newspaper – relativo ao volume de público registrado por museus e outros centros culturais no ano passado.

Três exposições exibidas no Brasil aparecem no “Top 20” mundial das mais visitadas de 2015. Outras quatro mostras figuram no “Top 100” dedicado à visitação a museus de arte. Exposições brasileiras também ocupam posições nos “Top 10” específicos de Arte Pós-Impressionista e Moderna (cinco); Arte Contemporânea (duas); e Arquitetura e Design (duas).

Com público de 620.719 visitantes, “Picasso e a Modernidade Espanhola”, que ficou em cartaz entre os meses de junho e setembro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, é a exposição brasileira que aparece em melhor colocação no ranking geral, figurando em décimo lugar. Outra exposição organizada pelo CCBB RJ, “Kandinsky: tudo começa num ponto”, aparece na décima segunda posição. A terceira exposição a figurar no Top 20 é “Salvador Dalí”, exibida pelo Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo (SP), que ocupa o décimo quinto lugar.

As três exposições citadas, nesta ordem, também levaram o Brasil a ocupar, no Top 10 específico elaborado pela publicação para Arte Pós-Impressionista e Moderna, nada menos que as três primeiras colocações. As edições brasiliense e paulista das mostras “Kandinsky: tudo começa num ponto” e “Picasso e a Modernidade Espanhola”, recebidas pelas unidades locais do CCBB, também figuram neste Top 10, ocupando a sexta e décima posições.

Além do Instituto Tomie Ohtake e das unidades do CCBB no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, figuram no ranking mundial de exposições mais visitadas a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR), o Museu Nacional de Brasília, o Museu Histórico Nacional e o Centro Cultural Correios, os dois últimos no Rio de Janeiro (RJ).

Confira a lista completa aqui.