Exposições e resultados de pesquisas integram o 5º Fórum Nacional de Museus

publicado: 21/11/2012 10h10,
última modificação: 23/11/2012 15h03

A representação do índio no Museu Histórico Nacional; ações educativas num museu sergipano de arte sacra; a memória do fandango, dança típica do litoral de São Paulo e sul do Brasil. Temas tão diversificados quanto estes são apenas uma amostra do universo de assuntos abordados pelos cerca de 30 trabalhos expostos em pôsteres durante o 5º Fórum Nacional de Museus (FNM) – que segue até sexta (23) em Petrópolis (RJ).

Pôsters em exposição tratam do tema do 5º FNM

Resumos de pesquisas, trabalhos ou relatos de experiência, em desenvolvimento ou já finalizadas, acadêmicos ou não, os pôsteres foram selecionados por meio de chamada de trabalhos aberta pelo Ibram e têm em comum a afinidade com o tema do fórum em 2012 – 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade. Continue lendo no blogue do 5º FNM.

Exposições
O Palácio Quitandinha, um verdadeiro museu, com mais de 50 mil m² e que testemunhou parte da história cultural do Brasil, tem sido palco, durante o 5º Fórum Nacional de Museus, de quatro exposições.

Organizada pelo Ibram/MinC, uma das mais concorridas é a mostra sobre a série para TV Conhecendo Museus, que apresenta ao público os museus do Brasil, seus acervos, e as histórias por trás deles, semanalmente na TV Brasil. Através de tablets com fones de ouvido, os visitantes do espaço podem assistir aos 52 programas produzidos.

Público pode assistir episódios da série Conhecendo Museus

Outra exposição bastante visitada foi trazida pelo programa Ibermuseus e aborda a história da iniciativa ibero-americana e suas contribuições para o fortalecimento do diálogo entre os países da América Latina e península ibérica. Há ainda mostras sobre Educação Museal e sobre os museus criados pela Fundação Roberto Marinho.

Texto e fotos: Ascom/Ibram