A Prefeitura de Belo Horizonte (MG) inaugura neste dia 10, a Casa Kubitschek, com duas exposições: Casa Kubitschek: Uma Invenção Modernista do Morar e Pampulha: Território da Modernidade.
O novo espaço museológico da cidade, às margens da Lagoa da Pampulha, faz parte do projeto Pampulha: Patrimônio da Humanidade.
A casa modernista irá mostrar ao visitante os modos de habitar dos anos 1940, 1950 e 1960 – período singular para consolidação do pensamento modernista em Minas Gerais.
A mostra Casa Kubitschek: uma invenção modernista do morar, com curadoria de Denise Bahia e Mariana Brandão, apresenta em sua narrativa dois eixos principais que se interpenetram: um referente à história e outro que remete à memória.
A proposta é de uma “casa museu”, com um percurso que parte da referência histórica do ambiente político e cultural em que surge o Modernismo e, no qual, a Casa Kubitschek foi criada. A outra exposição, Pampulha: Território da Modernidade, com curadoria de Luana Maia, instalada no andar térreo, traz um viés mais histórico.
A Casa Kubitschek pode ser visitada a partir do dia 11 de setembro e funcionará de terça a sábado de 10h às 17h. A entrada é gratuita. Outras informações pelo telefone (31) 3277.1586.
Texto e foto: Divulgação
Última atualização: 10.9.2013