Férias movimentam os museus Solar Monjardim (ES) e República (RJ)

publicado: 15/02/2018 09h48,
última modificação: 16/02/2018 18h07

Brincadeiras de antigamente no Museu Solar Monjardim

Os museus Solar Monjardim, em Vitória (ES) e República, no Rio de Janeiro, tiveram programações especiais para as crianças no período de férias escolares.

No Museu Solar Monjardim, as crianças tiveram à sua disposição um cardápio de brincadeiras à moda antiga. Numa iniciativa do Setor Educativo do museu, diversos jogos tradicionais foram disponibilizados ao público infantil e várias atividades lúdicas foram realizadas.

Seja jogando bola de gude ou peteca, pulando corda, amarelinha ou brincando com elásticos, as crianças puderam ter um gostinho de como seus pais e avós se divertiam na sua idade. As atividades foram realizadas no terreiro e no anfiteatro existentes na chácara onde está implantado o museu, sob a sombra das mangueiras centenárias do local. Além dos jogos e brincadeiras os pequenos visitantes participaram ainda de visitas mediadas especiais.

A resposta à iniciativa foi positiva e a direção do museu decidiu manter os brinquedos e objetos usados nas atividades disponíveis para os visitantes que queiram aproveitar a infraestrutura e segurança do local para se divertirem em família. O objetivo da ação é não apenas trazer a comunidade do entorno e turistas para dentro do museu, mas ampliar as possibilidades de uso e fruição do espaço público e seus equipamentos.

Colônia de Férias no Museu da República

Já o Museu da República realizou, no período de 15 a 19 de janeiro, a sua tradicional Colônia de Férias, atendendo crianças de 8 a 10 anos. A Colônia recebeu 30 crianças, sendo a maioria moradoras dos bairros do entorno do Museu.

Foram realizadas diversas atividades lúdico-pedagógicas, destacando oficinas de pintura, escultura, música, além de brincadeiras livres, tanto dentro, quanto nos jardins do Museu.