O documentário Tancredo, a travessia, do diretor Silvio Tendler, será exibido no dia 17 de abril, às 19h, no Museu da República/Ibram (Rua do Catete, 153), no Rio de Janeiro (RJ). A entrada é franca.
A sessão será seguida de conversa com o diretor e a pesquisadora, museóloga e historiadora do museu Elizabeth Abel de Figueiredo, abordando a trajetória de Tancredo Neves e a campanha pelas Diretas Já!– que completa 30 anos em 2014.
O documentário, lançado em 2011, aborda os três principais momentos da vida política do mineiro Tancredo Neves: ministro da Justiça de Getúlio Vargas na crise política de agosto de 1954, cujos desdobramentos levaram o presidente ao suicídio; primeiro-ministro em razão da renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961; e como candidato a presidente da República e presidente eleito, em 1985, com a missão de restabelecer o governo civil e a democracia no Brasil.
Foram entrevistadas 28 personalidades – políticos, jornalistas, artistas e familiares – que conviveram com o presidente Tancredo Neves e foram, ao lado dele, protagonistas dos mais importantes fatos políticos ocorridos no Brasil desde a última metade do século 20. Assista ao trailer.
Tancredo, a Travessia complementa uma trilogia de Silvio Tendler, que começou com Os Anos JK e continuou com Jango, presidentes cujas biografias foram marcadas por um compromisso indissolúvel com a democracia e o futuro da nação e do povo brasileiro.
Texto: divulgação Museu da República
Imagem: divulgação