Fomento a museus: Prêmio Pontos de Memória inscreve até amanhã (14)

publicado: 13/02/2013 16h48,
última modificação: 15/02/2013 09h11

O prazo para fazer inscrição e concorrer à 2ª edição do Prêmio Pontos de Memória, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), termina amanhã, 14 de fevereiro.

O edital integra o Programa de Fomento aos Museus e tem como objetivo premiar 60 iniciativas de memória e museologia social, visando reconhecer, incentivar e fomentar a continuidade e sustentabilidade de ações desenvolvidas por grupos, povos e comunidades que trabalham a memória como direito e ferramenta de transformação social.

Serão reconhecidas 50 iniciativas realizadas no Brasil, que receberão R$ 30 mil, cada, e 10 iniciativas realizadas por brasileiros no exterior, que receberão R$ 50 mil, cada. Em qualquer uma das categorias, o valor correspondente ao prêmio deverá ser utilizado para despesas ligadas ao aprimoramento da iniciativa inscrita e deve ser utilizado no prazo de sete meses após o recebimento do prêmio, conforme o Plano de Trabalho apresentado no ato da inscrição.

Na categoria Pontos de Memória no Brasil poderão participar da seleção pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, que desenvolvam atividades referentes ao objeto do Edital há pelo menos três anos.

Já na categoria Pontos de Memória no Exterior são passíveis de inscrição pessoas físicas, brasileiras natas ou naturalizadas, maiores de 18 anos, e que desenvolvam ações de registro e representação da memória da comunidade brasileira no exterior.

As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, por meio do sistema SalicWeb.

Texto: Ascom/Ibram