Formulário de Visitação Anual recebe dados dos museus até dia 29

publicado: 22/04/2016 16h00,
última modificação: 22/04/2016 16h02

DESTAQUE - PORTAL IBRAM (preencha)Termina na próxima sexta-feira (29), o prazo para os museus brasileiros preencherem o Formulário de Visitação Anual (FVA) 2015.

Desenvolvido pelo Ibram, o FVA viabiliza o envio das informações sobre o quantitativo anual de visitação de maneira padronizada e organizada. Composto de 11 (onze) perguntas, o formulário é um instrumento exclusivamente online e seu preenchimento pode ser feito em cerca de 5 minutos.

O FVA é uma ferramenta fundamental tanto para o Ibram como para os museus. Para o Museu de Ciências Naturais da ULBRA/RSo FVA é “de suma importância para mostrar a real significância dos museus brasileiros em atividades culturais e pedagógicas voltadas para a população.”

Previstos pelo Decreto 8.124/2013, a coleta e o envio ao Ibram de dados anuais sobre visitação são considerados estratégicos para o desenvolvimento do setor de museus. Mais do que aferir o fluxo de visitação, a contagem de público pode indicar a necessidade de adequação dos serviços oferecidos e a ampliação da ação educativa, entre outras possibilidades.

A contagem de público é também essencial para o acompanhamento e o monitoramento de diretrizes, estratégias, ações e metas estabelecidas em políticas públicas, como as que constam no Plano Nacional de Cultura, Estatuto dos Museus e Plano Nacional Setorial de Museus.