O atual presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo de Araujo Santos, informou hoje (23) que deixará a presidência da autarquia federal, ligada ao Ministério da Cultura (MinC), no dia 31 de dezembro.
Atendendo ao convite do governador eleito de Minas Gerais (MG), Fernando Pimentel, e com respaldo da presidenta Dilma Rousseff, Oswaldo irá assumir o cargo de Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais.
Em comunicado enviado por e-mail a todos os servidores do Ibram, na tarde de hoje, Oswaldo fez um breve balanço de sua gestão, iniciada em julho de 2013, dizendo-se “feliz” por verificar “um saldo positivo de muito trabalho e empenho nas metas da instituição e no revigoramento do campo museológico brasileiro”.
“Nossa gestão foi pautada pelo diálogo e pela harmonia entre todos os protagonistas do campo museal”, reforça no texto. “Promovemos a concórdia e o entendimento entre as partes, interna e externamente. Enfatizamos o papel primordial dos museus e valorizamos a museologia social”.
Angelo Oswaldo lembra ainda que o Ibram, criado em 2009, “é um projeto em andamento, muito recente e rico em possibilidades de êxito”, caso se saiba” vencer as amarras e alcançar metas que desenham uma política pública de museus”.
E conclui: “Conservação de museus é uma coisa, conservadorismo de atitudes é outra. Sejamos ousados, busquemos inovar e crescer com todos os museus brasileiros”.
O próximo presidente do Ibram deverá ser conhecido quando da decisão, por parte da Presidência da República, sobre quem assumirá o Ministério da Cultura – atualmente sob gestão interina de Ana Cristina Wanzeler.
Texto e foto: Ascom/Ibram
Matéria relacionada
Angelo Oswaldo é o novo presidente do Instituto Brasileiro de Museus