Grupo Interministerial sobre Museus Federais se reúne no Ibram

publicado: 10/02/2020 15h19,
última modificação: 10/02/2020 16h26

Na última quinta-feira, 6 de fevereiro, foi realizada no auditório do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em Brasília, a primeira reunião do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Museus Federais. Instituído pelo Decreto Nº 10.175, o Grupo de Trabalho teve seus integrantes nomeados pela Portaria Nº 21, de 22 de janeiro de 2020.

Na reunião, os integrantes do GT assistiram a uma apresentação sobre a plataforma Museusbr, onde são encontradas informações sobre todos os museus cadastrados pelo Ibram. Na apresentação, os participantes puderam verificar a necessidade de atualização desse cadastro, para garantir mais segurança nas informações sobre o campo e facilitar a comunicação com essas instituições.

Wagner Rosa da Silva, representante da Casa Civil da Presidência da República (à esquerda) e o presidente do Ibram, Paulo Amaral

O representante da Casa Civil Wagner Rosa da Silva ressaltou a importância da organização das informações sobre os museus federais, enfatizando a urgência da colaboração dos Ministérios que integram o GT. Além disso, Wagner destacou o protagonismo do Ibram na condução das reuniões dos grupos técnicos, com vistas a dar uniformidade aos trabalhos.

Uma nova reunião geral ficou agendada para o dia 10 de março. Esta será precedida de reuniões menores entre o Ibram e cada um dos Ministérios integrantes do GT. Tais reuniões terão como objetivo o refinamento das informações sobre as instituições museológicas vinculadas a cada Ministério.

A expectativa do GT é apresentar, até o início de maio, um primeiro plano para ser analisado em reunião integrada dos Grupos Técnicos e depois encaminhado para a apreciação do Tribunal de Contas da União.

Sobre o Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho Interministerial sobre Museus Federais tem como objetivo a elaboração de estudos e proposição de medidas para a gestão dos museus, visando o aprimoramento da organização, gestão e preservação dos museus federais. Sua criação foi fruto de um esforço conjunto do Ibram com a Casa Civil da Presidência da República, visando fortalecer seu papel e atuação na resolução dos problemas dos museus federais.

A criação do GT teve como ponto de partida o Acórdão nº 1243/2019 do Tribunal de Contas da União que recomendou ao Ibram, a coordenação de um grupo de trabalho que identificasse os museus federais sujeitos a riscos mais acentuados. Saiba mais.

Grupo de Trabalho Interministerial sobre Museus Federais