I Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus

publicado: 09/03/2010 00h00,
última modificação: 09/03/2010 00h00

Com o objetivo de premiar e identificar práticas de ação educativa que promovam o desenvolvimento pessoal e a coesão social, o Programa Ibermuseus lançou nesta segunda-feira, 8 de março, o I Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus. Podem participar museus e instituições afins, que estejam ligadas à administração pública (municipal, regional ou estatal) ou privados sem fins lucrativos, que tenham experiência nas áreas de educação e museus.

Para concorrer nesta primeira edição, os projetos precisam ter sido iniciados antes de 2010 e finalizados, no máximo, em 2009, podendo ainda estar em curso. As inscrições estão abertas a toda a Ibero-américa até o dia 9 de abril.

A ação educativa tem sido uma das principais áreas de atuação dos museus com significativa contribuição para a promoção da harmonia social, para o fortalecimento dos direitos humanos e de uma cultura de paz por meio do estímulo à aceitação da diversidade cultural e das distintas identidades que compõem a amplitude da realidade ibero-americana.

O programa Ibermuseus é uma iniciativa intergovernamental vinculada à Secretaria Geral Ibero-americana e conta com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional.

Mais informações e documentos do prêmio no site do Ibermuseus