Ibermuseus disponibiliza Fundo para o Patrimônio Museológico 2020

publicado: 30/09/2020 02h10,
última modificação: 30/09/2020 02h15

Na última semana, o Programa Ibermuseus publicou a 4ª edição do Fundo Ibermuseus para o Patrimônio Museológico, que tem o objetivo de contribuir para a proteção do patrimônio museológico ibero-americano a fim de promover a conservação, a salvaguarda, o registro e a catalogação.

As instituições museológicas públicas e mistas dos 22 países da comunidade ibero-americana podem solicitar apoio para a realização de ações de assistência técnica e intervenções pontuais até o dia 25 de outubro por meio da plataforma.

As solicitações decorrentes de situações de risco causadas pelo fechamento temporário de museus devido à pandemia Covid 19 serão priorizadas. As instituições devem demonstrar, por meio de relatórios técnicos, que os riscos a serem enfrentados foram causados ​​pelo fechamento temporário do museu.

No total, US$ 18.000 serão distribuídos em cinco solicitações de apoio, sendo três (3) de assistência técnica, com valor máximo de US$ 4.000 por solicitação e duas (2) de intervenção pontual, com valor máximo de US$ 3.000 por solicitação. A execução dos projetos deve ocorrer entre janeiro e junho de 2021.

A solicitação deve incluir: breve descrição da solicitação, metodologia de aplicação dos recursos, relatório técnico e cronograma e orçamento. Ao fazer a inscrição, o museu pode consultar o regulamento.

Recomendação Ibermuseus para o patrimônio museológico

Ressaltando a necessidade de fortalecer as políticas relacionadas às instituições museológicas, a Recomendação Ibermuseus para a proteção do patrimônio museológico propõe apoiar o trabalho de governo, de organismos responsáveis ​​pela elaboração e execução de políticas públicas para instituições museais e de profissionais que trabalham na área da proteção e salvaguarda do patrimônio museológico.