Ibermuseus inicia ações para recuperação do patrimônio museológico em risco

publicado: 01/10/2010 00h00,
última modificação: 01/10/2010 00h00

A preocupação com as constantes alterações climáticas e suas consequências chega ao âmbito dos museus. O Programa Ibermuseus promoverá no dia 5 de outubro, em Santiago, no Chile, a primeira reunião preparatória do Programa de Apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco ou Emergência. O presidente Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/ MinC) e do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus, José do Nascimento Junior, fará apresentação durante o encontro, que contará com a participação de especialistas do Brasil, Chile, Argentina, El Salvador e México.

O desenvolvimento de ações relacionadas à preservação ou recuperação do patrimônio museológico constitui uma das linhas prioritárias de cooperação do Ibermuseus, ao considerar as catástrofes periódicas que afetam grande parte dos países ibero-americanos. O objetivo da reunião é dar início à formulação de um programa voltado a esse tema que inclua, entre as principais ações, a formação de um fundo de assistência e sustentabilidade, a criação de uma brigada de assistência técnica e de um manual Ibero-americano com normas e procedimentos para situações de risco. A reunião ocorre no Chile, país que enfrenta o momento de reconstrução de seu patrimônio cultural, devido às perdas sofridas pelo terremoto de fevereiro de 2010.

A iniciativa, promovida pelo Ibermuseus, instância de fomento e articulação de políticas públicas para a área de museus nos países Ibero-americanos, está vinculada à Secretaria Geral Ibero-americana e conta com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura).

Solidariedade internacional – A reunião para a criação do programa de apoio ao patrimônio museológico em situações de risco precede a realização do seminário Patrimônio pós-terremoto no Chile: perdas e reconstrução/ reinvenção de identidades e memórias. De 6 a 8 de outubro, na cidade de Valparaíso, especialistas de vários organismos internacionais estarão debatendo questões relacionadas à criação e recuperação do patrimônio histórico, aos impactos causados por perdas nas comunidades e à capacidade dos órgãos governamentais em promover políticas públicas na área de preservação cultural. O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), que coordena o Programa Ibermuseus no Brasil, terá participação na conferência com o tema preservação e segurança em museus.