O Programa Ibermuseus, com o apoio da Unesco, no âmbito do movimento ResiliArt, lança uma discussão ibero-americana com profissionais e instituições chave sobre possíveis estratégias que facilitem ou deem suporte aos museus, seus profissionais e todo o setor para que enfrentem os desafios do coronavírus (Covid-19)
Para que funcionários de museus encontrem apoio na implementação de novos modelos de gestão em uma perspectiva de reabertura gradual das instituições, o ciclo de webinários tem o objetivo de promover reflexões entre profissionais de diferentes áreas com o objetivo de:
- Refletir sobre a inovação no setor de museus em resposta à crise e às perspectivas de futuro.
- Apresentar e debater algumas estratégias para manter vínculos com o público em termos de divulgação, comunicação e acessibilidade.
- Abordar o papel que muitos museus têm assumido para apoiar sua comunidade neste contexto de emergência sanitária e refletir sobre o conceito de reabertura e suas implicações em todos os níveis da gestão institucional, bem como a necessidade de repensar seu papel na nova dinâmica social.
15 de maio de 2020, 10h (horário do Chile) – Museus em tempos de pandemia – inovação e perspectivas – Inscrições abertas.
18 de junho de 2020, 10h (horário do Chile) – O museu e seus públicos em tempos de crise – difusão, comunicação, acessibilidade, inclusão e igualdade – Mais informações em breve.
16 de julho de 2020, 10h (horário do Chile) – Museus e território – reafirmação do papel social em tempos de pandemia – Mais informações em breve.
O ciclo de webinários é parte das ações que o Ibermuseus realiza em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) que, neste ano, tem como tema Museus pela igualdade: diversidade e inclusão.