Ibermuseus promove encontro para discutir cooperação durante pandemia

publicado: 22/04/2020 21h19,
última modificação: 23/04/2020 15h43

Nesta quarta-feira (22), o Conselho Intergovernamental (CI) do Ibermuseus se reuniu virtualmente com o objetivo de refletir sobre a situação dos museus ibero-americanos e identificar possibilidades de ação para apoiar as instituições em tempos de pandemia.

A reunião do CI permitiu o intercâmbio de informações sobre a situação de cada país, constituindo um espaço para identificar necessidades comuns e possíveis caminhos para o trabalho conjunto que pode ser desenvolvido por meio do Programa Ibermuseus.

Durante a reunião, ratificou-se a importância de o Ibermuseus fornecer recursos e ferramentas digitais. Nesse sentido, o Programa lançará a Ferramenta de Autodiagnóstico em Acessibilidade, do Observatório Ibero-americano de Museus, e o Centro de Documentação do portal Ibermuseus, que reunirá documentos de referência para apoiar a gestão das instituições.

Uma segunda reunião do CI ocorrerá nos próximos dias para que os representantes dos países possam discutir a adaptação de alguns dos projetos do Programa diante da pandemia.

Participaram da reunião representantes de doze países que integram o Ibermuseus: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai, além da Unidade Técnica do Programa, da Secretaria-Geral Ibero-americana (Segib) e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).