Ibram abre seleção para projetos de iniciação científica

publicado: 09/04/2019 08h40,
última modificação: 12/04/2019 15h37

O Instituto Brasileiro de Museus – Ibram publicou na última sexta-feira (5) edital para a seleção de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC). A seleção visa estimular o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior e tem como principal objetivo possibilitar maior interação entre alunos de graduação e as pesquisas desenvolvidas no campo museal.

Ao todo foram disponibilizadas 10 (dez) bolsas de Iniciação Científica (IC) e cada orientador poderá propor à seleção apenas 1 (um) projeto. O Orientador deverá ser servidor do Ibram, ativo e sem estar em período de licença maior do que o período de vigência da bolsa, com titulação de doutor, ou de perfil equivalente.

Cabe ao orientador, entre outras coisas, escolher e indicar, para bolsista, o aluno com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas observando princípios éticos e conflito de interesse. A vigência da bolsa será de 11 (onze) meses, tendo início em 1º de junho de 2019, podendo ser prorrogada por 12 (doze) meses. O valor da bolsa é de R$ 400,00 mensais.

Os candidatos a orientador deverão enviar os projetos de pesquisa para a Coordenação do PIBIC/CNPq-Ibram conforme especificado no Edital Nº 4/2019 até o dia 30 de abril de 2019, exclusivamente pelo e-mail mhn.pesquisa@antigo.museus.gov.br.

Somente serão avaliados e concorrerão a bolsas os projetos apresentados por servidores ativos do Ibram com doutorado e com toda a documentação apresentada no momento da inscrição.

Cada projeto de pesquisa será julgado por membros da Comissão Externa da Coordenação PIBIC/CNPq-Ibram e o resultado da seleção será publicado no dia 11/06/2019.