Ibram apresenta PNEM em oito estados brasileiros

publicado: 27/09/2018 12h43,
última modificação: 28/09/2018 11h42

Realizadas em dez cidades das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, as atividades tiveram como foco a apresentação do Caderno da PNEM.
Realizadas em dez cidades das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, atividades tiveram como foco a apresentação do Caderno da PNEM.

Como parte da programação da 12ª Primavera dos Museus, que aconteceu entre os dia 17 e 23 de setembro com o tema “Celebrando a educação em museus”, profissionais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) participaram de atividades que apresentaram e debateram a recém-criada Política Nacional de Educação Museal (PNEM) em Minas Gerais, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Acre e Amazonas.

Realizadas em dez cidades das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, as atividades tiveram como foco a apresentação do Caderno da PNEM, publicação que reúne os princípios e diretrizes da mais nova política pública voltada ao setor de museus brasileiro, instituída em 2017, trazendo ainda um breve histórico da educação museal no Brasil, um resumo do processo de construção participativa da PNEM e conceitos-chave que devem guiar o trabalho nesta área.

Trocas e debates

Em Minas Gerais, o Caderno da PNEM foi apresentado em duas ocasiões: no último dia 18, durante o I Seminário de Educação em Museus de Ouro Preto, realizado no Museu da Inconfidência em parceria com o Sistema de Museus de Ouro Preto; e no dia 19, no Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, como parte da Jornada Mineira de Educação em Museus.

Em São Luís (MA), o encontro, organizado pela Rede de Educadores de Museus do Maranhão (REM/MA), aconteceu no dia 18 na Associação Maranhense de Escritores e contou com a participação de vários museus do estado, que apresentaram suas experiências educativas.

No mesmo dia 18, o Caderno da PNEM foi apresentado em Rio Branco (AC) em evento organizado pelo Museu do Palácio Rio Branco, que contou com a participação de representantes do Iphan, Universidade Federal do Acre, servidores de espaços de memória e estudantes. O encontro foi concluído com a proposta de estabelecer uma Rede de Educadores em Museus no estado.

Ainda na região Norte, o Caderno da PNEM foi apresentado em Manaus (AM) no dia 20 durante o Seminário “Educação Museal: política nacional, experiências e desafios do Amazonas” e contou com a participação de profissionais de museus locais e da Secretaria de Estado de Cultura, que trocaram relatos de experiências e debateram sobre a realidade da educação museal no estado.

A Política Nacional de Educação Museal também foi apresentada em Salvador (BA) no dia 19, durante mesa-redonda que contou com a participação de representantes da Rede de Educadores de Museus da Bahia, trabalhadores de museus baianos, professores, pesquisadores e outros interessados na educação em museus.

No Ceará, a PNEM foi debatida em palestra pública realizada no Museu do Ceará, em Fortaleza, na tarde do último dia 20; e no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no dia 21. Os encontros tiveram a participação de trabalhadores de museus do Ceará, professores, pesquisadores e gestores culturais. Ainda no dia 21, a PNEM foi apresentada em Natal (RN) em outra palestra pública, realizada no Solar João Galvão, que contou com a presença de servidores dos museus do estado e educadores.

Na cidade histórica de Goiás (GO), a PNEM foi apresentada e discutida no dia 22 durante o Seminário Crescença, que contou com a participação da equipe do Museu das Bandeiras, da Rede de Educadores em Museus de Goiás (REM-GO) e representantes de universidades da região.

Repúdio

Os eventos foram marcados por manifestações contrárias à possível extinção do Ibram, com leitura de notas e cartas de repúdio, além de debates sobre as possíveis consequências da MP nº 850 para o futuro da Política Nacional de Museus e, de modo mais específico, da recém instituída Política Nacional de Educação Museal.