Entre os dias 11 a 18 de fevereiro, foi realizada, com transmissão da Plenária do áudio em tempo real no site da Secretaria Especial de Cultura, a 306ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic), órgão colegiado de assessoramento sob gestão da Secretaria Especial da Cultura.
Ao todo, foram mais de 270 projetos analisados, sendo 104 na área de Artes Cênicas, 15 em Artes Visuais, 21 em Audiovisual, 40 em Humanidades, 14 em Museus e Memória, 59 em Música e 18 em Patrimônio Cultural.
Os programas pleiteiam autorização para captar até R$ 254 milhões junto a patrocinadores – pessoas físicas e jurídicas – para execução das propostas.
Na reunião, foram aprovados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) 25 projetos nas áreas de Museu e Memória e Patrimônio Cultural. Confira aqui os projetos contemplados e respectivos valores.
Cnic no ano de 2019
Em 2019, foram realizadas 16 reuniões da Cnic, com 74 projetos aprovados para planos anuais, sendo estes pautados e aprovados, em análise inicial, pelo Ibram. Acesse aqui a lista dos projetos.
Com os recursos, as instituições que tiveram os projetos aprovados têm a possibilidade de realizar ações continuadas, tais como: aquisição e restauração de acervo, documentação, conservação e preservação do patrimônio, atividades pedagógicas, museografia, publicidade, contratação de técnicos e especialistas, aquisição de equipamentos, entre outras ações de fortalecimento dos museus brasileiros por meio da execução dos planos anuais.
Sobre a Cnic
A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic) é um colegiado formado por 21 membros da sociedade civil, sendo sete titulares e 14 suplentes. Também integram a Comissão integrantes do poder público e o presidente da entidade nacional que congrega os secretários de Cultura das unidades federativas. A principal função da Cnic é apreciar os projetos culturais que pleiteiam incentivo fiscal por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A próxima reunião da Cnic será realizada entre os dias 17 a 19 de março.